Não pagar IPVA em 2024 pode fazer o carro e CNH serem apreendidos? Veja regras

Essa é uma das dúvidas mais comuns quando falamos de inadimplência do IPVA. Contudo, a falta de pagamento do tributo não é uma infração que resulta na CNH cassada.  

Foto: Freepik

 

Foto: Freepik

Em outras palavras, o documento é cassado somente quando os órgãos de trânsito flagram o motorista dirigindo com a CNH suspensa. Outro motivo é nos casos em que o condutor é reincidente de uma infração gravíssima no período de 12 meses. 

Também entram na cassação quando há uma condenação judicial por crime de trânsito. 

Porém, isso não significa que ficar inadimplente com o IPVA não traz consequências para o proprietário de um veículo. 

O que acontece se eu não pagar o IPVA?

A consequência mais comum da inadimplência do tributo é não conseguir  renovar o licenciamento anual, isto é, o documento que permite a circulação do carro. 

E, como se sabe, dirigir sem o licenciamento pode resultar em multa gravíssima, sendo 7 pontos na CNH e cobrança no valor de R$ 293,47.

Foto: reprodução/internet

 

Foto: reprodução/internet

 

Para piorar, o condutor terá que desembolsar mais que uma fatura do tributo atrasado para colocar a documentação em dia. 

Leia também: 

IPVA atrasado causa inadimplência? 

Sim. Você pode ter seu nome incluído na dívida ativa do seu estado. Na prática, o CPF é cadastrado no Cadin (Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais). 

Nesse contexto, uma das consequências é ter dificuldades para participar em licitações do governo estadual. 

Como evitar a inadimplência do IPVA? 

Uma das possibilidades é recorrer a sites que parcelam em até 12x o tributo. Porém, faça esse processo somente em portais autorizados pelo Detran, caso contrário, você pode ser vítima de um golpe. 

Entre os principais, o Garagem360 destaca: Gringo, Zul+, Zapay e Dok Despachante. 

Outra possibilidade é conferir se você está apto a receber isenção do tributo. Em São Paulo (SP), por exemplo, entram nessa lista os cidadãos PcD (Pessoas com Deficiência).

Foto: reprodução/internet

 

Foto: reprodução/internet

Agora que você já sabe quais são as consequências da inadimplência do IPVA, identifique seu estado abaixo e veja detalhes sobre calendário de pagamento, valores, entre outras questões.

Dessa forma, você evita dores de cabeça no trânsito e problemas no bolso. 

Confira também: Carros que deixarão de pagar IPVA em 2024

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar