Uma das maiores preocupações dos donos de veículos é a cobrança do IPVA. Isso porque o fim do ano de 2023 já prepara os motoristas para a aplicação do tributo referente aos próximos meses. Mas como fica o IPVA 2024 para carro elétrico?
Bem, a crescente chegada dos carros eletrificados no Brasil tem feito com que os representantes governamentais adotem programas de incentivo, afinal, são diversas vantagens atribuídas a eles.
Dessa forma, o Garagem360 reuniu todas as informações quanto ao IPVA 2024 para carro elétrico, a fim de te manter totalmente informado. Confira!
Há alguma diferença do IPVA 2024 para carro elétrico?
Bem, sem quaisquer delongas, a resposta é sim! No entanto, é preciso entender ao certo as regras estaduais e o objetivo das alterações do tributo para quem tem um veículo eletrificado.
Assim como dito, o mercado dos veículos elétricos cresce diariamente no mundo inteiro, e claro que o Brasil não fica de fora disso.
Dessa forma, existem diversos programas de incetivo para propor ainda mais veículos da categoria no país, afinal, além da redução dos gases poluentes emitidos pelos veículos a combustão, também há vantagens para os donos, como a economia.
No entanto, o valor de um carro elétrico é significativamente mais elevado do que um a combustão. Isso acaba por dificultar o acesso de boa parte dos condutores, e, novamente, os programas de incentivo também atuam nesse ponto.
Estados garantem isenção e/ou redução do IPVA 2024 para carro elétrico
Tendo em vista os pontos mencionados, diversos Estados brasileiros anunciaram duas possibilidades para quem tem um veículo elétrico em casa: a isenção ou redução do IPVA 2024.
Apesar de parecer algo “simples”, essa proposta, de fato, serve como um grande incentivo por alguns motivos, como por exemplo, a forma de cobrança do tributo.
Isto é, a alíquota do IPVA é definida em uma porcentagem entre 1% e 4% do valor venal do automóvel. Esse valor venal diz respeito ao preço de venda do veículo.
Logo, como os carros elétricos são mais caros, o valor do tributo também segue a mesma lógica. Assim, isentar ou reduzir o imposto para os condutores já diminui significativamente os gastos.
Estados brasileiros que garantem melhores condições no tributo
São Paulo é o Estado brasileiro com maior número de emplacamentos de carros elétricos e híbridos da atualidade, dentro do país. No entanto, até o momento, não há um incentivo válido para todo o Estado.
Por outro lado, a capital paulista oferece a isenção de sua cota, ou seja, 50%, tanto para carros elétricos como para híbridos. Isso acontece em forma de restituição aos contribuintes.
No RJ, os residentes podem contar com uma alóquita fixa automática de 0,5% para carros elétricos, assim como de 1,5% para carros híbridos.
No RS, quem tem um carro elétrico está isento do IPVA. Por outro lado, os modelos híbridos pagam 3% da alíquota.
AL, DF e MA também entram para o jogo
Em Alagoas, os carros elétricos e híbridos ficam isentos do IPVA somente no primeiro ano. A partir daí, os eletrificados pagam 0,50%, e a partir do segundo ano, 1%.
Para os híbridos, tem-se 0,75% e 1,50%, respectivamente.
Isenção total tanto para elétricos quanto para híbridos.
Maranhão
Nesse caso, somente os veículos totalmente elétricos (BEV) podem contar com a isenção. Além disso, o veículo precisa ser comprado em uma das concessionárias estabelecidas pelo Estado.
Para os híbridos, a alíquota é de 2,5%.
MS, PE, MG e PR
No MS, o incentivo corresponde à base de cálculo do imposto. Nesse caso, ela passa por uma redução de 70%.
A partir de 2024, todos os carros elétricos poderão contar com a isenção do Imposto sobre a Circulação de Veículos Automotores em Pernambuco.
Para isso, basta que o carro esteja cadastrado no Detran (Departamento Estadual de Trânsito) local.
A isenção do IPVA para Minas Gerais é válida somente para os carros que forem produzidos dentro do próprio Estado.
Por fim, o Estado do Paraná prorrogou a isenção dos carros elétricos até 31 de dezembro de 2023. Em contrapartida, ainda não há qualquer menção quanto ao imposto para 2024, apenas a expectativa da ausência da aíquota.
Aproveite para conferir: Onde comprar tag pedágio