Como saber se levei multa no mesmo dia?

Um dos maiores receios dos condutores locais é levar uma multa de trânsito. Basicamente, a multa é aplicada mediante alguma infração presente no CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

No entanto, o processo para consultar uma multa ainda pode deixar muita gente confusa, afinal, é possível fazer isso no mesmo dia?

Acompanhe o Garagem360 e veja como consultar suas multas de trânsito de forma online, sem que seja preciso sair de casa!

 

Foto: Freepik

Entenda como funciona a consulta de uma multa de forma online

Atualmente, o Governo Federal do Brasil já disponibiliza diversos portais oficiais para facilitar a vida dos cidadãos locais, incluindo dos condutores.

Dessa forma, agora, os motoristas já podem consultar as infrações de forma digital, mesmo que a multa tenha sido aplicada no mesmo dia, desde que ela já tenha sido processada.

Basicamente, o serviço é proposto pelo Portal de Serviços Senatran. Além de verificar a multa mais recente, também é possível conferir todo o histórico do cidadão, assim como os detalhes das infrações.

É possível realizar dois tipos de busca:

  • Infrações por condutor;
  • Infrações por veículo.

 

Foto: Freepik

Todo condutor pode consultar as multas online?

Bem, na teoria, sim! Entretanto, é preciso seguir alguns critérios estabelecidos pelo portal GOV. Esses critérios incluem:

  • Estar com a CNH Digital totalmente ativa e validada;
  • Possuir um cadastro no Portal de Serviços Senatran.

Para validar a CNH Digital basta escanear o Qr Code encontrado no verso do documento físico. Em seguida, será preciso apenas validar as informações pessoais.

Passo a passo para consultar as infrações

A primeira coisa a ser feita para ter acessado às infrações, assim como visualizar as informações específicas de uma multa, mesmo que aplicada no mesmo dia, é realizar login no portal GOV.

Em seguida, é preciso ir até o campo “Outros Serviços“, e logo depois, em “Infrações“. Depois, basta selecionar a opção de consultar as infrações. O processo é extremamente simples.

A própria página abrirá um guia, onde o condutor poderá escolher o tipo de consulta: seja por pessoa ou por veículo. É possível realizar a consulta quantas vezes forem necessárias. A consulta é totalmente gratutia e imediata.

Por fim, caso o condutor ainda tenha alguma dúvida, é possível entrar em contato com alguns outros canais de suporte e atendimento disponibilizados pelo GOV, como por exemplo:

Aproveite para conferir: Acidente na BR-267 reforça a importância de condução segura nas férias

 

Foto: Freepik

 

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar