Com o fim das festas de final de ano, janeiro chega com tudo, especialmente em relação às contas. Além das matrículas escolares, material escolar, seguros, o licenciamento, DPVAT e o IPVA entram nessa lista. Que, caso não sejam pagos corretamente podem trazer uma série de problemas.
Para início de conversa, o IPVA irregular faz com que o licenciamento anual (documento que autoriza a circulação do veículo) não seja concedido. E, ao dirigir dessa forma, você pode ser penalizado com multa e até apreensão do carro.
Uma forma de evitar essa bola de neve é parcelar, em até 12 vezes, o IPVA. Assim, fica mais fácil organizar as suas contas e evitar problemas com a legislação brasileira.
Onde pagar o IPVA em até 12 vezes?
Alguns sites e aplicativos permitem que o proprietário do veículo faça o pagamento em até 12 vezes. Entre os principais, destacam-se:
-
Zapay
-
Gringo
-
Zul+,
-
RecargaPay
Além do pagamento direto com o governo do seu estado, o Garagem360 recomenda que você quite o imposto apenas por meio de sites que são autorizados pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
Qualquer outro meio pode se tratar de um golpe, trazendo várias dores de cabeça não só para a sua rotina no trânsito, mas também para a proteção dos seus dados pessoais.
Saiba tudo sobre IPVA:
-
Isenção de IPVA para Pcd: veja o que diz a lei para 2024 e quem tem direito
-
Carros com isenção de IPVA 2024 confirmados: o seu está na lista?
Quando é viável pagar o IPVA parcelado?
Uma das principais vantagens de dividir o pagamento do imposto é garantir um alívio financeiro mensal, sobretudo no início do ano, que temos diversos compromissos para cumprir
Entretanto, caso seja possível, recomenda-se que você priorize o pagamento à vista, uma vez que diversos estados costumam dar até desconto para quem opta por essa alternativa.
Se você ainda não sabe qual é o melhor caminho, identifique o seu estado abaixo e confira os valores do IPVA em cada região. Assim, você descobre se compensa o pagamento à vista ou se a melhor saída é o parcelamento.
E, claro, continue acompanhando o Garagem360 para ter acesso às últimas atualizações não só do IPVA 2024, mas de outros impostos que ajudam a deixar o seu veículo em dia com a legislação brasileira.