Carros com isenção de IPVA 2024 confirmados: o seu está na lista?

Com novos carros isentos de IPVA em 2024, todo proprietário fica ansioso para saber se ficará livre dessa despesa. Além disso, acompanhar os modelos incluídos em cada estado é uma ótima forma de tomar a decisão final de compra e economizar ainda mais.

Em São Paulo carros com 20 anos ou mais de fabricação estão isentos do imposto
Em São Paulo carros com 20 anos ou mais de fabricação estão isentos do imposto (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Lista de carros isentos de IPVA em 2024 

A partir de 2024 haverá novas isenções do IPVA para proprietários de veículos em diversos estados. Isto porque características como o ano de fabricação do são avaliados para liberar a obrigação do pagamento deste imposto.

Dessa maneira, em cada novo ano mais modelos antigos de carros entram na lista dos que não precisam arcar com ele.

No entanto, uma vez que o IPVA é um imposto estadual, cada estado tem a autonomia para estabelecer suas próprias normas de isenção. Assim, resulta em condições diferentes para cada lugar do país.

Regras de isenção de IPVA em cada estado

  • Rio Grande do Norte e Amapá: Veículos com mais de uma década são isentos nestes estados. Ou seja, a partir de 2024, aqueles fabricados em 2014 ou antes;
  • Distrito Federal, Rio de Janeiro, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Pará, Maranhão, Rondônia, Sergipe, Piauí e Tocantins: Automóveis com mais de 15 anos de fabricação (fabricados em 2009);
  • Mato Grosso: No estado do Mato Grosso, a isenção será aplicada a veículos com mais de 18 anos (fabricados em 2006);
  • São Paulo, Mato Grosso do Sul, Acre e Alagoas: Nestes estados, a isenção será concedida a veículos com idade superior a 20 anos  (fabricados em 2004);
  • Pernambuco e Santa Catarina: Isentam veículos com mais de 30 anos  (fabricados em 1994);
  • Roraima e Minas Gerais: Por fim, em contraste, Roraima e Minas Gerais não concedem isenções com base no ano de fabricação do veículo. 
  • Vale lembrar que essas regras de isenção de IPVA são válidas para o ano de 2024, mas podem estar sujeitas a alterações nos anos seguintes. Portanto, é essencial manter-se bem informado sobre as regulamentações em atividade no seu estado.
  • Demais condições de isenção, como para pessoas com deficiência, idosas, veículos doados, transporte escolar e outras, podem existir. Para conferir as listas completas, basta visitar o site da Secretaria de Fazendo do seu estado.

E aí, é dono de algum dos novos carros isentos de IPVA em 2024 ? Se sim, aproveite a economia que terá a partir de agora. Mas caso tenha interesse em um modelo mais antigo em bom estado, e toda a economia que eles podem trazer, comece aprendendo a comprar um carro usado.

Adson Leonardo
Adson LeonardoAdson Leonardo é redator desde 2018, escrevendo para blogs empresariais e temáticos, mídias sociais e perfis pessoais de executivos. Além disso, é escritor, poeta e apaixonado por ciência. Aliando suas habilidades narrativas com o olhar afiado para dados, seu foco é criar textos sólidos, que engajam, educam e guiam o leitor pelo tema abordado.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar