Não pagou o IPVA 2024? veja o que acontece a partir de agora

Ainda não pagou o IPVA 2024? Calma! É claro que você deve se regularizar o quanto antes, mas que tal entender melhor o que pode acontecer nesse tipo de situação?

Todo mundo sabe que o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é obrigatório, e assim, não cumprir com o prazo estabelecido pode não ser nada legal para o condutor.

Acompanhe o Garagem360 e veja como ficar em dia!

Foto: Freepik

Não pagou o IPVA 2024? Ainda dá tempo, mas é melhor correr!

Uma das obrigatoriedades indispensáveis atribuídas aos condutores brasileiros é o pagamento anual do IPVA, que varia de acordo com cada estado.

Neste caso, ficam isentos da cobrança apenas aqueles que se encaixam nos critérios estabelecidos, como pessoas PcD, carro com mais de X anos de fabricação e afins.

Para os outros, é preciso se atentar o máximo possível à data limite para quitar o débito, afinal, o documento garante que o veículo esteja em dia.

Dessa forma, se você ainda não pagou o IPVA 2024, há uma boa notícia: é possível se regularizar a qualquer momento. Entretanto, também há uma má notícia: você precisará lidar com os juros de atraso!

Se informe: App te ajuda a pagar IPVA e licenciamento 2024 de forma simples e parcelada

Como pagar o IPVA atrasado?

Quem estiver com o IPVA atrasado deve, primeiramente, verificar qual o valor atual do débito. Isso porque os estados costumam cobrar juros por atraso.

Normalmente, para períodos curtos de atraso, há uma taxa fixa. Por outro lado, algumas localidades estabelecem taxas variadas que incidem sobre o dia de atraso.

Assim sendo, é preciso acessar o portal da Sefaz de cada estado, consultar a pendência pelo número do Renavam e emitir a guia de pagamento.

No caso dos motoristas residentes de São Paulo, por exemplo, há uma nova notificação emitida no Diário Oficial do Estado, que estabelece o prazo de 30 dias para quitar a dívida antes da inserção do valor na Dívida Ativa.

O que acontece com quem não paga o IPVA?

Ao contrário do que muita gente pensa, não pagar o IPVA não resulta em multa, nem mesmo na retenção do veículo, mas impede o condutor de renovar o CRLV.

Ou seja, se você não realizar o pagamento do IPVA, não será possível emitir o licenciamento anual, e aí sim precisará arcar com algumas penalidades, como:

  • Multa de R$ 293,47
  • 7 pontos na CNH
  • Retenção do veículo até a regularização

Ah, e tem mais: a dívida ainda pode ser negativada e passar a constar como uma pendência no seu CPF. Melhor evitar, né?!

Aproveite para conferir: Pedágios Free Flow já ativos na Serra Gaúcha: veja onde estão

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar