Pagar o IPVA em dia nem sempre é possível. Por isso, o Garagem360 revela até quando pode andar com IPVA atrasado e quais são as consequências ao ser pego em uma blitz. Acompanhe!
Até quando pode andar com IPVA atrasado?
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não tem nenhuma lei que fala sobre qual é o período de inadimplência permitido para o IPVA.
Apesar disso, mantenha o pagamento do imposto em dia, uma vez que a multa diária é de 0,33%, até o limite de 20% sobre o valor do IPVA mais a incidência de juros mensais que correspondem à taxa Selic.
Em outras palavras, a parcela que já é alta pode ficar ainda mais cara.
Leia também:
O que acontece se atrasar o IPVA?
Motoristas que dirigem com o imposto irregular têm dificuldades de renovar o licenciamento anual. Isso sim pode gerar multa e até apreensão do veículo. Portanto, mantenha o pagamento do imposto em dia.
Segundo o artigo 230, V do CTB, condutores que dirigem um carro sem registro cometem infração gravíssima. Além disso, eles são penalizados com multa de R$ 293,47, 7 pontos na CNH e retenção do carro até a regularização.
Para piorar, se o seu automóvel for guinchado, ele é encaminhado para o pátio do Detran. A partir daí, o seu resgate só é liberado quando o proprietário regularizar sua situação. Isso envolve pagar guincho, multas e diárias do pátio.
É possível pagar o IPVA atrasado?
Sim. Para isso, você deve acessar o site do Detran ou do portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento. Em seguida, inclua a placa do automóvel e o Renavam. Emita a Guia para Regularização de Débitos (GRD). Trata-se da guia de pagamento, que terá os juros acrescentados devido ao atraso.
Uma vez que você já sabe quais são as consequências em atrasar o IPVA, identifique abaixo o seu estado e fique por dentro do calendário de pagamento, valores, entre outros detalhes importantes. Assim, você evita dores de cabeça:
E, claro, continue acompanhando o Garagem360 para ficar por dentro de outros detalhes que deixam a sua rotina no trânsito mais tranqui.a
Confira também: 3 deficiências comuns que garantem isenção TOTAL do IPVA em 2024