A cada ano que passa, a vida do motoristas está cada vez mais prática. Hoje em dia, se uma pessoa possui uma conexão com a internet e um dispositivo que entre na rede mundial de computadores (computadores, notebooks, smartphones e outros), ela pode usar vários serviços sem sair de casa. Consultar dados do seu veículo na base RENAVAM é um deles. Saiba aqui como conferir estes dados.
![RENAVAM](https://garagem360.com.br/wp-content/uploads/2022/03/monitor-g206f996d6_1920.jpg)
Passo a passo para consultar RENAVAM pela internet
Primeiramente, devemos entender o que é o Registro Nacional de Veículos Automotores. Do mesmo modo que o RG é nossa carteira de identidade, o número do RENAVAM é o documento de identidade dos carros e cada veículo tem o seu. E ele tem o poder de armazenar diversas informações sobre os modelos. Ou seja, ele armazena todas as multas, troca de proprietários, emplacamentos e entre outras informações.
![RENAVAM](https://garagem360.com.br/wp-content/uploads/2022/03/saumya-rastogi-KNP5ccYslgA-unsplash.jpg)
O número dele está presente no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). São 11 dígitos ao todo. Lembrando que ele é usado em várias situações, como pagar o IPVA. E existe um arquivo onde todos os dados ficam armazenados. Estas bases podem ser tanto nacional (SENATRAN) quanto estadual (DETRAN). E as pessoas podem consultar o RENAVAM online de forma gratuita.
O motorista deve estar munido do código do RENAVAM, o número da placa do automóvel e do documento pessoal (CPF ou CNPJ). Primeiramente, a pessoa deve fazer o login no Portal de Serviços da Secretária Nacional de Trânsito (SENATRAN). Ela terá que usar o Brasil Cidadão (Pessoa Física) ou o Certificado Digital (Pessoa Jurídica). Você pode usar o seu CPF e senha também.
![](https://garagem360.com.br/wp-content/uploads/2022/03/bmw-768688_1920.jpg)
Depois disso, o interessado irá clicar na área “Consulta”. Ela estará no bloco à esquerda. Depois é só escolher “Veículo”. Depois, serão solicitadas algumas informações. Dentre elas, podemos destacar a placa do carro, o RENAVAM, o CPF e o CNPJ. O motorista deverá selecionar depois a opção “Prosseguir”. Pronto! Em casos de dúvida, o governo diz para as pessoas entrarem em contato por e-mail ou pelo telefone. Mais detalhes você pode conferir aqui.
Consultar multas, IPVA e outras informações no Detran
![RENAVAM](https://garagem360.com.br/wp-content/uploads/2022/03/machine-1941669_1920-1.jpg)
Os números do RENAVAM servem também para o motorista saber se ele tem algum débito relacionado ao veículo. Neste caso, estamos falando de multas, IPVA e entre outros. Esta consulta pode ser feita por meio do site oficial do Detran de seu estado. O passo a passo a baixo vale para os moradores do estado de São Paulo.
No site oficial do Detran-SP, o interessado irá clicar na área “Serviços online”. O órgão de trânsito pedirá o seu login e senha. Caso a pessoa não tenha criado um, deverá fazê-lo usando seus dados. Na próxima tela, o motorista irá clicar em “Veículos”. Depois é só acessar a área “pesquisa de débitos e restrições de veículos”.
Leia mais: IPVA 2022 no DF deve ser pago até quinta (03) para desconto de 10%
Será nesta parte que você usará o RENAVAM e a placa do carro. Agora é só consultar os débitos. Lembrando que aqui você encontrará também as restrições relacionadas a seu veículo e entre outras informações. Outros dois estados que permitem fazer o mesmo é o Paraná e Minas Gerais.
Com informações de Governo Federal e Detran-SP