Ativistas ambientais contra os SUVs? Entenda essa história

Mais de 4 mil SUVs tiveram os pneus furados na Inglaterra por ativistas que são contra os modelos tendo em vista o maior nível de poluição que eles causam ao meio ambiente. Confira os detalhes.

Um grupo de ativistas ambientais contra SUVs tem furado pneus dos veículos da categoria na Inglaterra
Um grupo de ativistas ambientais contra SUVs tem furado pneus dos veículos da categoria na Inglaterra (Foto: Divulgação)

4 mil SUVs tem pneus furados na Inglaterra por ativistas ambientais

Atualmente o mercado automotivo está sendo dominado pelos utilitários esportivos, os famosos SUVs. E se você acha que essa tendência é apenas no Brasil, está ligeiramente enganado.

A categoria tem conquistado o consumidor de todos os cantos do mundo. No comparativo com os outros veículos, os carros considerados SUVs são maiores, mais potentes, mais pesados e consequentemente, consomem mais combustíveis e poluem mais.

VEJA TAMBÉM

Diante desse cenário, um grupo de ativistas ambientais na Europa se posicionou contra os veículos e como forma de protesto, já furaram os pneus de mais de quatro mil SUVs na Inglaterra.

A prática não é de hoje. Desde o início do ano, há relatos de donos que após estacionarem os modelos em vias públicas, e até mesmo parados em frente de casa, o encontraram com pneus murchos.

Em março, o jornal The Guardian afirmou que 40 moradores de uma mesma região acordaram pela manhã e além de encontrar os pneus esvaziados, se depararam com um bilhete em forma de “falsa multa”, informando que “se os motoristas de SUVs fossem uma nação. Em 2018 eles teriam sido classificados como o sétimo maior emissor de CO2 no mundo.”

Carros da Land Rover é uma das marcas mais afetadas pelo protesto

Ainda segundo o The Guardian, os veículos mais afetados pelo protesto dos ativistas ambientais foram os da Land Rover, tendo em vista que ela é a marca que mais vende em regiões como Kensington e Chelsea. Por lá, 1 em cada 10 veículos comercializados são da Land Rover.

Um grupo de ativistas ambientais contra SUVs tem furado pneus dos veículos da categoria na Inglaterra
Carros da Land Rover foram um dos mais afetados (Foto: Divulgação)

SUVs usados em locais onde os modelos não serão necessários

Ainda sobre a nova tendência de mercado, a prática pode ser comprovada através de um estudo que afirmou que cerca de 3/4 do total dos 360 mil veículos da categoria vendidos em 2019 no Reino Unido, foram comprados por pessoas que vivem em vilas e cidades, mesmo que aplicação técnica dos carros seja voltada para o campo e locais fora de estrada, por exemplo.

O crescimento dos SUVs no Brasil

Por aqui, os modelos também têm assumido posições de liderança. De acordo com o levantamento da Fenabrave, o acumulado do ano, ou seja, o total de vendas de automóveis, entre janeiro e maio de 2022, dos 10 veículos mais vendidos – desconsiderando comerciais leves – 6 são SUVs.

Há cinco anos, em 2017, durante o mês período, dos 10 carros mais vendidos, somente um era SUV, o Jeep Compass, em décimo lugar.

Um grupo de ativistas ambientais contra SUVs tem furado pneus dos veículos da categoria na Inglaterra
Categoria também é tendência no mercado brasileiro (Foto: Divulgação)

Veículos mais vendidos em 2022 até maio (com exceção dos comerciais leves)

1 – Hyundai HB20 34.897

2 – GM Onix 29.901

3 – Fiat Mobi 26.729

4 – VW T-Cross 26.563

5 – Jeep Compass 24.925

6 – Hyundai Creta 23.332

7 – Chevrolet Onix Plus 23.067

8 – Chevrolet Tracker 21.654

9 – Jeep Renegade 20.757

10 – Fiat Pulse 19.198

Fiat Pulse (Foto: Divulgação/Fiat)

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar