Os novos pedágios Free Flow já estão em diversos locais do Brasil, e têm como objetivo justamente facilitar a passagem dos motoristas pelos pontos fiscais.
Agora, já existem pedágios ativos na Serra Gaúcha, e é importante que os motoristas entendam como o sistema automatizado funciona para evitar problemas referentes ao não pagamento da taxa.
Veja o que o Garagem360 separou e fique em dia!
Onde tem pedágios Free Flow na Serra Gaúcha?
Os novos pontos de pedágio Free Flow na Serra Gaúcha estão localizados entre o Vale do Caí e a respectiva Serra. Agora, são cinco novos pórticos prontos para iniciar a cobrança sem parada.
A quem se interessar, de uma forma mais específica, é possível encontrar os pontos de fiscalização nas seguintes localidades:
- São Sebastião do Caí (ERS-122 – km 4,6)
- Farroupilha (ERS-122 – km 45,5)
- Ipê (ERS-122 – km 151,9)
- Capela de Santana (ERS-240 – km 30,1)
- Carlos Barbosa (ERS-446 – km 6,5)
Os pontos estão ativos desde o último sábado, dia 30 de março. A operação é proposta pela concessionária CSG, que a torna a primeira companhia brasileira a ter 100% do modelo aplicado nas rodovias concedidas.
Se informe ainda mais: 5 novos pedágios Free Flow começam a operar no RS; veja onde
Como funciona a cobrança do pedágio Free Flow?
A cobrança é totalmente automatizada, ou seja, ela isenta o condutor da necessidade de realizar a parada para efetuar o pagamento da taxa.
Dessa forma, o sistema funciona através da identificação da placa do automóvel. Logo, após a passagem, é emitida a cobrança referente ao trajeto.
Para os condutores que utilizam a TAG, por exemplo, não há mudanças. Ou seja, a cobrança também acontece automaticamente.
Como pagar o Free Flow?
- Por meio da TAG (cobrança automática)
- Pelo aplicativo CSG FreeFlow
- Pelo site oficial FreeFlow CSG
- Nas bases de atendimento ao cliente da concessionária CSG
É importante destacar que, após a passagem pelo pedágio, o responsável pelo automóvel tem até 15 dias para efetuar o pagamento.
No aplicativo oficial, por exemplo, o pagamento pode ser feito via Pix ou cartão de crédito, de acordo com a preferência do condutor.
Por outro lado, o motorista que não efetuar o pagamento durante o prazo estabelecido estará sujeito à multa de evasão de pedágio, no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH.
Aproveite para conferir: Pessoa do Espectro Autista tem desconto para comprar carro?