4 golpes contra motoristas mais populares nos últimos meses: o 3º poucos conhecem

Conheça os golpes mais comuns no trânsito e descubra como se proteger

Dirigir pelas ruas e estradas do País está cada dia mais complicado, seja em relação às condições das vias ou em virtude do excesso de veículos.

Além disso, a criatividade dos criminosos tem dificultado ainda mais uma direção segura. Tendo isso em mente, o Garagem360 traz os golpes mais comuns na praça e o que você pode fazer para conduzir o seu veículo com mais tranquilidade.

O 3º, aliás, poucos conhecem e está se tornando cada vez mais comum. Acompanhe! 

Foto: reprodução/internet
Foto: reprodução/internet

Golpes na indústria automotiva: confira os principais 

Os golpes mais comuns no mercado automotivo envolve o pagamento do IPVA, a compra de carro pela internet e roubo de placa. 

Golpe do IPVA 

Criminosos falsificam as páginas das Secretaria da Fazenda dos estados. E, quando o contribuinte faz o pagamento do IPVA, o valor é direcionado para outro destinatário. Para não cair nesse tipo de golpe, faça o pagamento do tributo somente em páginas com final gov.br. Além disso, assista ao vídeo abaixo e descubra outras dicas: 

Golpe do Gasparzinho 

Tradicionalmente conhecido como Veículo Fantasma, esse golpe funciona assim: criminosos divulgam carros com valores abaixo da tabela Fipe e condições bastante vantajosas para os compradores. Esses anúncios são compartilhados de várias formas, seja em jornal, revista, internet, rádio e TV.  

Para passar credibilidade, os golpistas enviam fotos e vídeos do automóvel. Além disso, convidam a vítima para fazer uma espécie de test drive no veículo. 

Logo em seguida, os estelionatários começam a fazer pressão no possível interessado. Eles informam, inclusive, que existe um interessado naquele mesmo veículo e que a venda está próxima de acontecer. 

Com o intuito de aproveitar a ansiedade do comprador, eles pedem um sinal que, geralmente, é o preço da entrada e o contato é encerrado. 

Leia também: 

Golpe da placa 

Até então, o golpe da placa do carro era aplicado da seguinte forma: criminosos roubavam a sua placa e solicitavam uma transferência Pix para devolver o dispositivo de identificação. Agora, criminosos usam outra estratégia, que segue a seguinte dinâmica: 

  • Placa do veículo é roubada sem que as vítimas percebam; 

  • Em seguida, criminosos seguem as vítimas 

  • Posteriormente, sinalizam para o carro e informam que a placa caiu. Neste momento, explicam que estão tentando devolvê-la, o que faz com que o motorista pare o veículo 

  • E, imediatamente, eles abordam o proprietário do carro com armas, além de exigir dinheiro ou bens da vítima 

  • O cenário é ainda pior porque, em algumas situações, os criminosos sequestram o condutor para que eles exigem mais dinheiro de seus familiares 

Essa abordagem é bastante eficaz porque, via de regra, as vítimas são abordadas em regiões com pouco movimento. 

Golpe da colisão 

Como o próprio nome indica, os criminosos batem com outro automóvel na traseira. E, quando o condutor verifica o que aconteceu, ele é abordado com uma arma e com o anúncio de assalto. 

Foto: reprodução/internet
Foto: reprodução/internet

Num primeiro momento, essas ações no trânsito aumentam nossa ansiedade na direção e prejudicam até o nosso comportamento no trânsito. Por isso, o Garagem360 explica, logo abaixo, o que fazer para não cair em golpes. 

Como saber se a guia de IPVA é verdadeira?

Evite fazer o pagamento de qualquer Guia do IPVA que foi enviada por e-mail ou por Correios. A única forma de acesso ao documento é por meio do site do Detran da Secretaria da Fazenda do seu estado. Por lá, informe a placa do seu automóvel e o RENAVAM. Posteriormente, emita a guia verdadeira. 

Como não cair no golpe da venda de carro? 

Dê preferência para concessionárias confiáveis. Verifique ainda opiniões na internet e pesquise o CNPJ da empresa para saber se ela, de fato, existe. 

Além disso, continue acompanhando o Garagem360 para descobrir outras formas de dirigir com segurança para proteger você e sua família. Por fim, assista este vídeo e veja outro tipo de golpe bastante comum na indústria automotiva. É só dar o play: 

Confira também: Vai comprar carro usado? Veja como investigar o passado do modelo e não cair em cilada

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Matheus Azevedo
Escrito por

Matheus Azevedo

ASSISTA AGORA