Um novo golpe está circulando pelo país e vem causando preocupações aos condutores. É o novo golpe da placa do carro, diferente daquele que roubam a sua placa e pedem uma transferência Pix para devolver. Entenda como funciona.
Como funciona o novo golpe da placa?
O novo golpe da placa consiste em criminosos que roubam as placas de carros sem que os proprietários percebam. Em seguida, seguem as vítimas. Pouco tempo depois, os criminosos mostram a placa e afirmam que a placa caiu, e eles estão tentando devolver como bons cidadãos, ação que faz o motoroista parar.
Em seguida, eles abordam o motorista com armas e exigem dinheiro ou bens da vítima sob a ameaça de violência. Ainda pode ocorrer dos criminosos sequestrarem o condutor e exigir mais dinheiro de seus familiares.
O golpe é bastante eficaz, pois as vítimas ficam em estado de pânico e não se atentam que pode ser um golpe, mas sim alguém querendo ajudá-lo.
Além disso, eles costumam escolher vítimas que estão sozinhas ou em locais ermos.
Outro golpe semelhante que vem se popularizando ocorre quando os criminosos batem com outro carro na traseira e quando o motorista vai verificar é surpreendido com uma arma e o anúncio de assalto.
Veja também como funciona o Golpe do IPVA.
Como evitar cair em golpes no trânsito?
Para evitar cair nesse golpe, é importante tomar as seguintes precauções:
-
Sempre verifique se as placas do seu carro estão em boas condições e não apresentam sinais de adulteração.
-
Se você notar que sua placa foi roubada, informe imediatamente as autoridades.
-
Se você for abordado por alguém que afirma que sua placa está irregular, não pare o carro e ligue para a polícia imediatamente.
É recomendado que as vítimas de qualquer golpe no trânsito faça um Boletim de Ocorrência e denunciem o crime para que os criminosos sejam identificados e punidos.
Aqui estão algumas dicas para evitar ser vítima do golpe da placa de carro:
-
Estacione em locais bem iluminados e movimentados.
-
Não deixe objetos de valor à vista no carro.
-
Fique atento ao seu entorno e aos carros que estão ao seu redor.
-
Evite ficar parado muito tempo à noite, período em que ocorrem mais tentativas de roubo à motoristas.
-
Se você notar algo suspeito, ligue para a polícia imediatamente.
Com estas dicas, você pode se proteger de abordagens de pessoas mal intencionadas. Lembre-se que todo cuidado é pouco e que sua segurança muitas vezes depende das suas ações frente a uma situação de perigo.