Vai comprar carro usado? O mercado está bem aquecido por conta da alta dos preços dos carros zero km. Mas não é porque você vai comprar um seminovo que ele precisa estar “caindo aos pedaços”.
Você pode investigar o passado daquele modelo que se interessou. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Online (ABComm), o número de fraudes na compra online de carros usados aumentaram 50% em 2024.
Entre as principais práticas estão a venda de carros roubados ou furtados, a venda de carros com problemas mecânicos e de carros com documentação irregular.
Para ajudar, a empresa Olho no Carro dá dicas que podem identificar se o veículo em questão está em boas condições.
O que devo fazer ao comprar um carro usado?
Além de avaliar as condições mecânicas e estruturais do veículo, é preciso fazer uma consulta extensa de sua documentação. Entre os pontos que podem ser identificados em um carro usado estão:
Dados de leilão
Um carro que foi leiloado por problemas mecânicos ou financeiros pode ter problemas ocultos.
Há duas possibilidades de saber se o veículo foi adquirido de leilão. Uma delas é por meio de uma consulta ao Detran com a placa e o Renavam do veículo. A segunda é por meio da ferramenta da Olho no Carro, que fornece informações sobre leilões em que o veículo foi vendido.
Histórico de batidas
Um carro que sofreu um acidente pode ter danos estruturais que não são visíveis a olho nu. São danos que podem reduzir a segurança do automóvel e aumentar seus custos de manutenção, sobretudo no longo prazo.
Infelizmente não é possível saber com facilidade se você não é um profissional da mecânica ou lanternagem. Nesses casos, é necessário chamar um desses profissionais para auxiliar ou utilizar ferramentas que forneçam informações sobre acidentes registrados em que o veículo foi envolvido.
Histórico de roubo ou furto
De acordo com a Olho no Carro, um veículo que foi roubado ou furtado pode ter sido adulterado ou ter problemas mecânicos. Se for o caso, avalie seu histórico de batidas e mecânica juntamente com o profissional para saber se vale a pena.
Se você é de São Paulo, pode usar essa ferramenta do Poupa Tempo.
Principais falhas do modelo
Alguns modelos de veículos são mais propensos a apresentar problemas mecânicos do que outros. Por exemplo, o Fiat Marea tem uma má reputação por conta do aquecimento do motor.
Outros modelos e versões também podem apresentar falhas estruturais ou problemas crônicos. O ideal nesses casos é pesquisar bem na internet sobre o modelo, quais falhas costuma apresentar, custos e a partir daí pondere se vale a pena ou não.
Risco de crédito
A Olho no Carro alerta sobre os riscos de crédito do veículo. Por exemplo, um carro que foi usado como garantia de empréstimos pode ter problemas de financiamento.
Para saber se há débitos de financiamento entre no site do Detran da sua cidade. Clique na aba “Veículos” e em seguida em “Pesquisar débitos e restrições em veículos”. Com o Renavan ou placa é possível saber se há débitos ou restrições.
Multas e débitos
O mesmo vale para multas e débitos pendentes que podem gerar problemas ao comprador. Há situações em que o veículo pode até ter o licenciamento suspenso e isso vai ser uma dor de cabeça extra.
No site Gov.br você pode descobrir rapidamente se há multas ou restrições. Só acessar a aba “Consultar online suas infrações de trânsito”. Se o vendedor se negar a fornecer o Renavan para a pesquisa, desconfie.
Dados cadastrais nacionais
O veículo pode ter sido registrado em outros estados e ter problemas de documentação. No site do Detran de cada estado há uma seção chamada “Consultar Veículo” ou algo semelhante. Lá basta informar o Renavan para a consulta.
Parece muito? Realmente é, mas você vai se resguardar de comprar uma “bomba” que pode trazer muitas dores de cabeça no futuro e isso ninguém quer.
Se preferir, use os serviços de consulta veicular, como a oferecida pela Olho no Carro. A ferramenta vai ajudar os compradores a evitar fraudes relacionadas com a compra online de carros usados.