Novo golpe faz você consertar o que não estava quebrado no seu carro; conheça

Atenção motoristas: um novo golpe pode te fazer gastar uma bolada à toa, e é indispensável entender como ele funciona para evitar ser mais uma das diversas vítimas.

De uma forma simples, o golpe pode acontecer em qualquer lugar, e os criminosos atuam de forma discreta para não dar quaisquer desconfianças e garantir a “veracidade” do ocorrido.

Acompanhe o Garagem360 e veja os detalhes desta armadilha!

Foto: Freepik

Como acontece o novo golpe do falso mecânico?

O novo golpe do falso mecânico acontece quando algum defeito – inexistente – é apresentado ao condutor, que, na hora do desespero, não hesita em pagar pelo procedimento fraudulento.

Para melhor entender, o golpe acontece em algumas etapas, e ele pode vir de formas diferentes. Normalmente, o primeiro contato com os criminosos acontece através de uma abordagem “amigável”.

Isto é, os criminosos abordam o motorista e apontam que o veículo está saindo fumaça, com cheiro ou barulho esquisito. Em alguns casos, eles utilizam pequenas “bombinhas” para dar o efeito de fumaça e comprovar a veracidade dos fatos.

A proposta inicial é deixar o motorista preocupado. Logo em seguida, os criminosos indicam algum “mecânico” que esteja próximo dali para solucionar o problema.

Foto: Freepik

A ida ao mecânico é a cartada final

Quando o condutor vai até o mecânico sugerido pelos criminosos, o falso profissional se torna responsável por “fabricar” o “defeito” do carro, que até o momento, não estava ali.

Normalmente, esse falso profissional desconecta algum tipo de cabo ou componente, o que faz com que o propulsor apresente falhas, e assim, perca a força.

Quando isso acontece, como parte do sistema do carro, o automóvel exibe uma luz de advertência no painel, e é nesse momento que o condutor confirma que o que está acontecendo é realmente “real”, ou pelo menos parece.

Depois do “mecânico” colocar em ordem o que ele mesmo atrapalhou, ele cobra um alto valor do condutor pela necessidade do serviço emergencial.

Foto: Freepik

Como evitar o golpe do falso mecânico?

Para evitar esse tipo de golpe, é fundamental que os motoristas jamais aceitem sugestões de profissionais para consertar o automóvel, quando a indicação vier de algum desconhecido. Além disso, outras dicas fundamentais são:

  • Sempre conferir, antes de ir ao mecânico, se a luz do painel já está acesa;
  • Rodar com o carro por mais alguns metros e verificar se realmente há fumaça, cheiro desconhecido ou barulho estranho;
  • Não descer do carro quando alguém abordar para mencionar algum defeito;
  • Realizar a vistoria regularmente, principalmente antes de longos trajetos.

Por fim, se o condutor achar necessário ir até um mecânico para tirar a dúvida do problema ser ou não real, é interessante realizar uma busca na internet e verificar as avaliações do profissional.

Aproveite para conferir: Veja o que um seguro de carros não cobre antes de contratar o seu

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar