Veja o que esperar dos próximos carros elétricos da Honda
Confira as novidades dos carros elétricos da Honda
A indústria dos carros elétricos, que tem o domínio da BYD e Tesla, ganhará novos modelos nos próximos anos. Isso porque, a Honda apresentou o seu mais novo lançamento.
Trata-se do “Honda 0 Series”, que será lançado mundialmente a partir de 2026. A ideia é apresentar dois conceitos, que foram denominados de Saloon e Space-Hub. A apresentação ocorreu na na CES 2024 em Las Vegas, Nevada, EUA.
Logo abaixo, o Garagem360 revela mais detalhes dessa novidade e traz outras imagens sobre os modelos da montadora. Acompanhe!
Carros elétricos da Honda: confira o que já sabemos
Logo de cara, o Garagem360 chama atenção para o design artístico, o uso de tecnologias modernas, como inteligência artificial (IA) e a ótima performance de eficiência energética.
Uso da Inteligência Artificial (IA)
Uma das principais novidades dos carros elétricos da Honda é o sistema AD, que quer dizes condução automatizada. Isso significa que você terá à disposição automóveis elétricos mais acessíveis e com condução mais moderna.
Quer saber mais? Vamos a uma breve explicação.
Esse sistema foi inspirado no conceito de segurança “centrado no ser humano” da montadora.
Na prática, o veículo será equipado com as melhores tecnologias de vários segmentos. São eles:
-
Inteligência Artificial (IA);
-
Detecção
-
Reconhecimento/tomada de decisão
Ademais, o veículo contará com monitoramento do condutor. Ele será útil para fazer previsões de risco mais humanas, naturais e de alta precisão, conforme explica a montadora.
O resultado? Aumentarão a quantidade de situações em que a condução automatizada poderá ser aplicada em vias expressas.
Além disso, será possível colocar algumas das funções sem intervenção (hands-off functions) em estradas regulares. Atualmente, elas estão disponíveis somente em vias expressas.
Segundo a Honda, o lançamento está marcado para a segunda metade da década de 2020.
Experiência no trânsito personalizada
Com o sistema baseado em IA e big data, o carro elétrico da Honda será capaz de aprender as preferências do condutor.
Por exemplo: ele pode descobrir quais são as músicas preferidas do usuário e, a partir daí, oferecer sugestões de acordo com comportamentos e tendências.
Em comunicado oficial enviado à imprensa, a Honda explica que:
“Quanto mais as pessoas utilizarem seus veículos, mais próximas elas ficam de seus veículos, o que possibilita que o veículo ofereça a “diversão de estar conectado” em diversas situações do dia a dia das pessoas.”.
Leia também:
-
Melhores estados para comprar carro elétrico com isenção total de IPVA
-
Volvo mostra que carro elétrico é o futuro e bate novo recorde de vendas em 2023
-
Este carro elétrico tem tempo de recarga igual a uma ida ao posto
Dirigibilidade aprimorada
Para melhorar a experiência do condutor ao volante, a Honda 0 Séries será equipada com tecnologias aerodinâmicas aperfeiçoadas pela montadora nos esportes a motor
Em outras palavras, o carro terá performance, design dinâmico e aerodinâmico desenvolvidos para atender um alto nível de exigência dos condutores.
“Com a adoção do steer-by-wire (sistema de direção eletrônica) e o avanço do sistema de gestão de movimento, incluindo o controle de postura, que a Honda acumulou por meio do desenvolvimento de tecnologias robóticas originais, o Saloon pretende realizar o controle de acordo com a vontade do condutor numa variedade de situações de condução. Como modelo flagship da Honda 0 Series, o Saloon busca o verdadeiro “prazer de dirigir” na era EV. Além disso, incluindo a utilização de materiais sustentáveis no interior e no exterior, o Saloon está sendo desenvolvido como um modelo único que ressoa com os usuários e com o ambiente natural.”, explica a montadora em comunicado
Eficiência energética
Para oferecer uma boa autonomia e reduzir a capacidade da bateria carregada no automóvel, os modelos Honda 0 Séries serão fabricados com equipamentos de primeira linha.
De acordo com a montadora, a ideia é oferecer
“Excelente eficiência de conversão de energia e embalagem, baterias leves e de alta densidade e excelente desempenho aerodinâmico, visando uma autonomia suficiente e minimizando a capacidade da bateria carregada no veículo”.
Carregamento rápido
A Honda divulgou ainda que o carregamento rápido de 15% a 80% será reduzido algo em torno de 10 a 15 minutos.
Contudo, o foco da empresa é:
“limitar a degradação da capacidade (autonomia) da bateria a menos de 10% após 10 anos de uso.”.
Quer saber mais?
Assista ao vídeo e confira outras novidades sobre o lançamento. É só dar o play:
E, claro, continue acompanhando o Garagem360 para saber outras notícias sobre o mercado de carros elétricos e quais são as novidades que prometem esquentar a indústria pelos próximos meses e anos.
Confira também: É oficial: BYD deixa Tesla para trás e é a marca que mais vende carro elétrico no mundo