É oficial: BYD deixa Tesla para trás e é a marca que mais vende carro elétrico no mundo

BYD é a marca que mais vende carro elétrico no mundo, deixando a Tesla para trás. Veja os números das duas concorrentes.

A greentech chinesa BYD ultrapassou a Tesla e se tornou a maior fabricante de carro elétrico no mundo no quarto trimestre de 2023. A venda recorde se deu principalmente pelo ingresso de novos mercados e boa aceitação de modelos como o Dolphin e Seagull. 

BYD Seagull é o carro elétrico da BYD mais barato e está prestes a chegar ao Brasil - Foto: Divulgação

 

BYD Seagull é o carro elétrico da BYD mais barato e está prestes a chegar ao Brasil – Foto: Divulgação

 

BYD é a marca que mais vende carro elétrico no mundo 

De acordo com dados oficiais das montadoras, a BYD comercializou 525.409 veículos elétricos a bateria (BEVs) no trimestre que terminou em 31 de dezembro. Já a Tesla informou a venda de 484.507 veículos no período.

No entanto, se considerarmos o ano completo, a Tesla superou a BYD com a venda de 1,8 milhão de carros 100% elétricos. A BYD vendeu menos: 1,57 milhão de veículos elétricos, mas se levar em consideração os híbridos, a marca chinesa chega a marca de  3.024.417 unidades. 

A conquista da BYD não é só um marco importante para a montadora, como também para toda a indústria chinesa e de eletrificados, que vem crescendo sensivelmente nos últimos anos. 

Além disso, tem modificado sensivelmente o mercado, que hoje está mais inclinado a aceitar os carros elétricos. 

“Acreditamos que a BYD e outros chineses líderes estão preparados para conquistar o mercado mundial com veículos elétricos de alta tecnologia e baixo custo para as massas, acelerando assim a adoção global de veículos elétricos”, afirmou o banco de investimento UBS em seu relatório. 

BYD Dolphin - carro que vende mil unidades por dia no mundo - Foto: Divulgação

 

BYD Dolphin – carro que vende mil unidades por dia no mundo – Foto: Divulgação

 

Fatores que contribuíram para a conquista da BYD

Vários fatores foram determinantes para essa conquista da BYD. Um deles é a forte demanda por carros elétricos no país de origem.

Atualmente, a China é o maior mercado do mundo para os BEVs, com incentivos fiscais constantes. Em junho, o país anunciou incentivos fiscais de US$ 72,3 bilhões para o setor. 

Outro fator que contribui para o aumento das vendas é a ampla gama de modelos oferecidos pela BYD, que atende a diferentes necessidades e orçamentos. 

O modelo mais acessível da marca, o Seagull (Mini Dolphin) é vendido por lá por 73.800 yuans (R$ 50.600, na conversão direta) e 89.800 yuans (R$ 61.500). 

Desde o lançamento, em abril de 2023, foram vendidas  280.217 unidades na China. Só em dezembro foram 50.525 unidades. 

A BYD também tem uma vantagem competitiva em termos de produção. A montadora chinesa tem uma capacidade de produção de veículos elétricos maior do que a Tesla, o que lhe permite atender à crescente demanda.

A conquista da greentech é um sinal positivo para o mercado de eletrificados em todo o mundo. À medida que a aceitação aumenta, é possível reduzir os estigmas que giram em torno da categoria, tornando-a mais competitiva também para outras marcas.  

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA