99 reduz 34% dos incidentes graves com o uso de inteligência artificial e verificação de usuários

Levantamento da plataforma 99 aponta redução de 34% dos incidentes graves em todo o País no primeiro semestre do ano.

A plataforma de mobilidade 99 está investindo R$ 40 milhões no aprimoramento da experiência dos usuários e da segurança.

Levantamento da empresa aponta redução de 34% dos incidentes graves em todo o País no primeiro semestre do ano, em comparação com o mesmo período de 2022. E isso se deve à utilização de recursos de inteligência artificial e de verificação de usuários.

Incidentes graves caem 34% na plataforma 99 no primeiro semestre de 2023

99 reduz 34% de incidentes graves com o uso de inteligência artificial e verificação de usuários

App de transporte 99 apresenta dados de melhora da segurança (Foto: Divulgação/99)

No Estado de São Paulo, foi registrada uma queda de 37% de incidentes graves no primeiro semestre de 2023. A capital paulista teve 38% menos incidentes violentos no geral.

No Estado do Rio de Janeiro, a quantidade geral de incidentes graves também caiu, com redução de 37,5% no primeiro semestre deste ano.

A capital fluminense teve 38% menos incidentes violentos no geral.

Em Minas Gerais, o app observou uma queda de 36,3% nos incidentes graves na comparação entre os primeiros semestres de 2022 e 2023. A capital Belo Horizonte teve 40% menos incidentes violentos no geral.

Rio Grande do Sul apresentou uma redução de 30,8% de incidentes graves. Em Porto Alegre, essa queda foi de 30,1% em comparação ao primeiro semestre de 2022. A capital Porto Alegre teve 30% menos incidentes violentos no geral.

Inteligência artificial

Atualmente, a plataforma disponibiliza mais de 50 recursos de segurança para seus serviços de transporte por carro e motocicleta.

Entre os destaques estão uma série de inteligências artificiais que atuam conjuntamente – antes, durante e depois das corridas.

Uma delas é o Monitoramento de Corridas, algoritmo que detecta automaticamente paradas longas ou trajetos com tempo acima do previsto em corridas do aplicativo e toma medidas de segurança adicionais nesses casos. 

Uma das ações possíveis é o envio do Patrulha 99, recurso disponível em São Paulo e no Rio que desloca equipes especializadas em motocicletas ou carros para prestar apoio presencial para parceiros e passageiros em caso de emergência. 

Outro recurso de inteligência artificial é o Hércules, que verifica padrões de comportamento em chamadas suspeitas, analisando fatores como horário e duração da viagem, bem como histórico dos usuários.

Como, por exemplo, passageiros novos solicitando veículos de madrugada, em áreas isoladas e que estão repetidamente chamando, cancelando e alterando a rota.

Verificação dos usuários

99 reduz 34% de incidentes graves com o uso de inteligência artificial e verificação de usuários

Motoristas parceiros tendem a aceitar corridas dos perfis mais completos (Foto: DIvulgação/99)

Outra razão para a queda nos índices é a verificação de motoristas e passageiros na plataforma. Para os motoristas, é obrigatório a verificação dos documentos de habilitação e do carro, reconhecimento facial e checagem de antecedentes criminais

Por sua vez, os passageiros devem incluir obrigatoriamente CPF ou cartão de crédito antes da primeira corrida.

Um lançamento recente no campo da validação é o Selo de Verificação 99. Com ele, usuários com mais informações na plataforma passarão a receber classificações de acordo com a quantidade de validações realizadas. 

Serão dois tipos: o selo Essencial (para quem inserir o nome exato que possui no CPF) e o selo Premium (para quem incluir nome igual ao do CPF e mais uma foto de rosto).

O objetivo é melhorara segurança dos condutores e a experiência na plataforma, pois os motoristas parceiros tendem a aceitar mais viagens de passageiros com perfis mais completos.

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Paulo Silveira Lima
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Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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