Veja o que a Uber pensa do novo PL que regulamenta o trabalho dos motoristas de app

Veja detalhes do novo posicionamento da Uber quanto ao novo PL que regulamenta o trabalho dos motoristas de app e saiba o que esperar!

Um dos assuntos mais comentados do momento atual é o novo PL que regulamenta o trabalho dos motoristas de app, mas o que será que a Uber, uma das plataformas de mobilidade urbana mais populares do momento, pensa sobre isso?

Bem, as propostas apresentadas pelo Governo Federal têm um objetivo simples: proporcionar melhores condições para os motoristas paceiros.

Acompanhe o Garagem360 e veja o que a plataforma diz sobre o tema!

Foto: Freepik

Saiba o que o o PL que regulamenta o trabalho dos motoristas de app prevê

De uma forma simples, conforme já pontuado, o foco do Governo Federal com a nova regulamentação consiste em fornecer direitos básicos aos motoristas parceiros, assim como garantir melhores condições de trabalho.

Para que isso seja possível, a ideia é implementar as seguintes regras:

  • Pagamento mínimo de R$ 32,09 por hora de trabalho
  • Jornada máxima diária de 12 horas de trabalho
  • Contribuições de 7,5% ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
  • Remuneração de, no mínimo, um salário mínimo
  • R$ 24,7 destinados para cobrir os custos, incluindo utilização de celular, combustível e afins

Dessa forma, para que um motorista consiga receber o salário mínimo nacional, ele deverá trabalhar por 8 horas diárias, respeitando o limite máximo de 12 horas.

Com isso, a classe ganha o nome de “tralhador autonônomo por plataforma.

Foto: Freepik

O que a Uber diz sobre a proposta de regulamentação do governo?

Recentemente, a Uber publicou, em seu site oficial, seu posicionamento quanto à proposta de regulamentação para os motoristas de app.

De acordo com o texto, a plataforma demonstra que enxerga a proposta como um “importante marco visando a uma regulamentação equilibrada do trabalhado intermediado por plataformas”.

A empresa ainda menciona que a proposta traz novas proteções para os motoristas parceiros, mas sem prejudicar a flexibilidade e autonomia de cada um deles.

“A empresa valoriza o processo de diálogo e negociação entre representantes dos trabalhadores, do setor privado e do governo, culminando na elaboração dessa proposta […]”, diz o comunicado

Foto: Freepik

Comunicado vem após rumores de que empresa deixaria o Brasil

O novo comunicado da Uber veio em um momento certeiro. Isso porque circulam diversos rumores de que a plataforma pretende deixar o Brasil, caso a proposta seja aprovada.

Ao contrário disso, a Uber também deixa claro que seguirá acompanhando a tramitação do Projeto de Lei pelo Congresso Nacional, e que sempre permanecerá à disposição oara contribuir com o diálogo e entendimentos cruciais para as próximas etapas.

Por fim,vale destacar que, se a proposta de fato entrar em vigor, toda e qualquer plataforma deverá seguir as normas impostas.

Aproveite para conferir: Motoristas da 99 agora têm condições especiais para carregar carros elétricos nos postos Shell Recharge

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Vitória Marques
Escrito por

Vitória Marques

ASSISTA AGORA