O BMW Group e a Toyota Motor Corporation estão unindo forças para desenvolver uma nova geração de tecnologia de célula de combustível, com o objetivo de avançar a economia do hidrogênio e elevar essa tecnologia a um novo patamar.
Grandes empresas se unem para desenvolver novo carro
A BMW planeja lançar seu primeiro veículo elétrico de célula de combustível (FCEV) em série em 2028, oferecendo aos clientes uma nova opção de trem de força totalmente elétrico com zero emissões.
A expertise do BMW Group em tecnologias de acionamento elétrico é evidenciada por seu empenho em avançar a tecnologia de células de combustível de hidrogênio, adotando uma abordagem de “abertura tecnológica” para oferecer uma gama diversificada de soluções de mobilidade para o futuro.
“Este é um marco na história automotiva: o primeiro veículo de célula de combustível de produção em série a ser oferecido por um fabricante premium global. Alimentado por hidrogênio e impulsionado pelo espírito da nossa cooperação, ele destacará como o progresso tecnológico está moldando a mobilidade futura”, disse Oliver Zipse, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG. “E anunciará uma era de demanda significativa por veículos elétricos de célula de combustível.”
Koji Sato, Presidente e Membro do Conselho de Administração (Diretor Representante) da Toyota Motor Corporation, disse: “Estamos satisfeitos que a colaboração entre a BMW e a Toyota tenha entrado em um novo estágio. Em nossa longa história de parceria, confirmamos que a BMW e a Toyota compartilham a mesma paixão por carros e crença na ‘abertura tecnológica’ e uma abordagem ‘multicaminho’ para a neutralidade de carbono.”
Tecnologia de trem de força para oferecer opções atraentes de FCEV
O BMW Group e a Toyota Motor Corporation desenvolverão conjuntamente o sistema de trem de força para veículos de passeio, utilizando a tecnologia de célula de combustível central (células de combustível de terceira geração) para criar sinergias em veículos comerciais e de passeio.
Os resultados dessa colaboração serão aplicados em modelos individuais da BMW e da Toyota, expandindo as opções de FCEV disponíveis e aproximando a visão da mobilidade movida a hidrogênio da realidade.
Os clientes podem esperar que os modelos FCEV da BMW e da Toyota mantenham suas identidades e características de marca, oferecendo opções distintas de FCEV.
O aumento da produção de unidades de trem de força movidas a hidrogênio contribuirá para o desenvolvimento e poderá reduzir os custos da tecnologia de célula de combustível.
A BMW lançará seu primeiro modelo de produção movido a hidrogênio em 2028
Após o sucesso dos testes globais com o BMW iX5 Hydrogen, o BMW Group se prepara para a produção em série de veículos com sistemas de propulsão a hidrogênio em 2028, baseando-se na tecnologia de trem de força de última geração desenvolvida em parceria.
Esses modelos serão integrados ao portfólio existente da BMW, com uma variante adicional de sistema de propulsão a célula de combustível de hidrogênio.
O BMW Group vê a tecnologia FCEV como um complemento à tecnologia de propulsão utilizada por veículos elétricos a bateria (BEV), veículos híbridos plug-in (PHEV) e motores de combustão interna (ICE).
Um novo nível de parceria
A parceria entre o BMW Group e a Toyota Motor Corporation já dura mais de uma década e agora será expandida para acelerar a inovação em sistemas de trem de força de célula de combustível de próxima geração.
A concretização do potencial da mobilidade movida a hidrogênio inclui seu uso em veículos comerciais e a construção de infraestrutura de reabastecimento para todos os tipos de mobilidade, incluindo veículos de passageiros movidos a hidrogênio.
O BMW Group e a Toyota Motor Corporation estão apoiando a expansão da infraestrutura de reabastecimento de hidrogênio e de carregamento de veículos elétricos a bateria, incentivando a produção sustentável de hidrogênio e colaborando com empresas que constroem instalações de produção e distribuição de hidrogênio de baixo carbono.
As duas empresas estão promovendo a criação de um ambiente favorável por parte de governos e investidores para apoiar a fase inicial da mobilidade movida a hidrogênio e garantir sua viabilidade econômica.
Ao fomentar a infraestrutura necessária, visam estabelecer o mercado de FCEV como um pilar adicional às outras tecnologias de trem de força e estão buscando projetos regionais para impulsionar ainda mais o desenvolvimento da infraestrutura de hidrogênio por meio de iniciativas colaborativas.
O hidrogênio é considerado um portador de energia promissor para a descarbonização global, funcionando como um meio eficaz de armazenamento de energia renovável, equilibrando oferta e demanda e integrando de forma estável e confiável as energias renováveis à rede elétrica.
Ele completa o quebra-cabeça da mobilidade elétrica onde os sistemas de acionamento a bateria não são ideais.