Carro a hidrogênio, elétrico e muito mais! BMW mostra que não está para brincadeira

No IAA Mobility 2023 – salão internacional do automóvel realizado em Munique, Alemanha, em setembro – o BMW Group apresentará os mais recentes destaques da sua transformação contínua nas principais áreas de ação da eletrificação e digitalização, como carro a hidrogênio.

Serão apresentados lançamentos globais das marcas BMW, MINI e BMW Motorrad dotados de tecnologias inovadoras.

BMW apresenta lançamentos globais na Alemanha

Carro a hidrogênio, elétrico e lançamentos globais; BMW mostra que não está para brincadeira
Estande do BMW Group no IAA Mobility 2023 (Foto: Divulgação/BMW Group)

No evento, o BMW Group irá apresentar o seu mais recente destaque, o BMW Vision Neue Klasse, que reúne a experiência de desenvolvimento da corporação em áreas cruciais para o futuro da mobilidade.

VEJA TAMBÉM

Entre os modelos que os visitantes poderão conhecer durante o IAA Mobility, de 5 a 10 de setembro, está o BMW i5 totalmente elétrico.

O evento também marcará as estreias mundiais do novo MINI Cooper totalmente elétrico, do novo MINI Countryman totalmente elétrico e do BMW CE 02 eParkourer.

Elétrica, digital, circular: as áreas de foco do BMW Group

A presença do BMW Group no IAA Mobility 2023 gira em torno do foco da empresa na mobilidade elétrica, digital e circular para o futuro e nos mais recentes progressos que tem feito nestas áreas. 

O BMW Vision Neue Klasse é acompanhado por uma seleção de novos modelos de todas as marcas do grupo.

Os produtos a serem lançados pela marca BMW incluem as variantes híbridas plug-in (PHEV) do novo BMW Série 5.

O novo BMW i7 Protection – o primeiro veículo de proteção totalmente elétrico no segmento de sedãs de luxo – também fará sua estreia.

A MINI apresenta pela primeira vez os membros de sua nova família de modelos com a ajuda de duas estreias globais: o novo MINI Cooper totalmente elétrico e o novo MINI Countryman totalmente elétrico. 

Um novo modelo com acionamento totalmente elétrico também forma a peça central da linha da BMW Motorrad.

Concebido como um eParkourer compacto com um design inovador, a nova BMW CE 02 deverá causar um grande impacto visual no cenário da mobilidade urbana.

O eparkourer BMW CE 02 (Foto: Divulgação/BMW Group)

Mobilidade localmente livre de emissões define o tema para os modelos em exibição, incluindo carro a hidrogênio

Voltado principalmente para visitantes profissionais, o IAA Mobility Summit apresentará tendências e inovações tecnológicas para a mobilidade futura ao longo de inúmeras palestras, apresentações e painéis de discussão. 

Um dos temas centrais é o uso do hidrogênio como fonte de energia para veículos atuais e futuros.

A BMW está realizando um trabalho pioneiro neste campo com o desenvolvimento e testes práticos de um “Veículo de Atividades Esportivas” com sistema de propulsão por célula de combustível movido a hidrogênio.

O BMW iX5 Hydrogen também estará presente no evento.

A marca apresenta ao público toda a sua linha elétrica desde o iX1, passando pelo BMW i4 e BMW i5, até o BMW iX e o sedã de luxo BMW i7.

Estreia global de impacto: o BMW Vision Neue Klasse

Carro a hidrogênio, elétrico e lançamentos globais; BMW mostra que não está para brincadeira
iVision Dee será o primeiro modelo da nova família da marca, a BMW Neue Klasse (Foto: Divulgação/BMW Group)

No IAA Mobility 2023, o BMW Group oferecerá aos visitantes uma prévia do Neue Klasse – a próxima geração de modelos da BMW.

O BMW Vision Neue Klasse reúne inovações das áreas de eletrificação, digitalização e circularidade no estilo exclusivo da BMW. 

O Vision leva o design, o controle/operação, a eficiência e a sustentabilidade a uma dimensão totalmente nova – uma dimensão que será possível experimentar nas estradas em breve.

Variantes híbridas plug-in do novo BMW Série 5

Carro a hidrogênio, elétrico e lançamentos globais; BMW mostra que não está para brincadeira
BMW i5 eDrive (Foto: Divulgação/BMW Group)

Além do BMW i5 totalmente elétrico, a marca apresenta duas outras variantes de modelos com motorizações eletrificadas.

Já no início de 2024, serão adicionados dois modelos com tecnologia híbrida plug-in de última geração à nova linha BMW Série 5 Sedã. 

Seus motores a gasolina de seis e quatro cilindros em linha da nova geração modular de unidades Efficient Dynamics serão combinados com a mais recente tecnologia BMW eDrive para sistemas híbridos plug-in.

Isto resultará em um fornecimento de energia muito mais acentuado, ao mesmo tempo que melhorará significativamente a eficiência e a autonomia elétrica em comparação com a geração do modelo anterior.

O motor elétrico desenvolvido especificamente para o novo sistema híbrido plug-in está integrado na transmissão Steptronic Sport de oito velocidades, juntamente com a sua eletrônica de potência.

A unidade de tração altamente integrada contribui com até 145 kW/197 cv para a potência combinada máxima de 360 kW.

BMW i7 Protection

Carro a hidrogênio, elétrico e lançamentos globais; BMW mostra que não está para brincadeira
BMW i7 Protection (Foto: Divulgação/BMW Group)

A BMW também apresentará uma nova geração de veículos no segmento de sedãs de luxo: o BMW i7 Protection.

Impulsionado por dois potentes motores elétricos, o modelo atende a todos os requisitos da classe de proteção VR9 sem quaisquer limitações, assim como o novo BMW Série 7 Protection com motor V8.

O BMW i7 Protection totalmente elétrico está equipado com um motor elétrico no eixo dianteiro e outro na traseira.

Juntos, eles geram uma potência combinada de 544 cv e torque máximo combinado de 745 Nm, com sistema elétrico de tração nas quatro rodas. 

Um dos lançamentos globais a ser apresentado, o novo BMW i7 Protection acelera a 100 km/h partindo do repouso em 9 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 160 km/h.

A entrega de potência instantânea e precisamente orquestrada dos dois motores garante tração excepcional e estabilidade, mesmo quando o carro realizando manobras desafiadoras, como ao escapar de um ataque.

O pioneiro BMW iX5 é o primeiro carro a hidrogênio da marca

SUV da BMW
BMW iX5 Hydrogen é o primeiro modelo de linha com célula de combustível (Foto: Divulgação/BMW Group)

O BMW iX5 Hydrogen é uma variante com acionamento por célula de combustível de hidrogênio do BMW X5.

O modelo estará disponível para que grupos de teste selecionados que não estiveram envolvidos no processo de desenvolvimento se sentem ao volante e obtenham uma impressão direta dos seus atributos pela primeira vez.

O BMW iX5 Hydrogen é equipado com a mais quinta geração da tecnologia BMW eDrive.

A unidade motriz altamente integrada no eixo traseiro extrai sua energia de uma bateria de alto desempenho com tecnologia de íons de lítio que foi especialmente desenvolvida para o veículo de célula de combustível de hidrogênio e gera potência máxima de 401 cv. 

O motor elétrico também funciona como um gerador que alimenta a energia de volta para a bateria de alto desempenho na ultrapassagem ou na frenagem.

Feitos de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP), os dois tanques de 700 bar de pressão do modelo armazenam, juntos, 6 kg de hidrogênio gasoso e podem ser recarregados em três a quatro minutos. 

Uma reação química ocorre no sistema de célula de combustível entre o hidrogênio e o oxigênio do ar, por meio do qual é gerada a energia elétrica para o motor elétrico.

O BMW iX5 Hydrogen atinge uma autonomia de 504 quilômetros no ciclo WLTP sem precisar reabastecer os tanques.

O modelo vai de 0 a 100 km/h em menos de seis segundos e atinge uma velocidade máxima superior a 180 km/h.

O BMW iX5 Hydrogen combina recursos de longa distância e paradas curtas para reabastecimento com zero emissões.

Sua tecnologia de célula de combustível de hidrogênio tem o potencial para servir como um pilar adicional no futuro portfólio de powertrain do BMW Group.

Aproveite e confira: BMW inova com “moto elétrica” para menores de idade na Europa

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar