Situações que podem diminuir (e muito) a vida útil do cubo de roda

O que pode reduzir a vida útil do cubo de roda? O que acontece se o cubo da roda está ruim? Clique e tire suas dúvidas

O cubo de roda é uma peça fundamental para garantir a sua segurança no trânsito. Ele é o responsável por alinhar o eixo com as rodas e oferecer suporte ao disco de freio e tambor. 

Contudo, existem algumas situações que podem comprometer o seu funcionamento. Logo abaixo, o Garagem360 explica quais são elas. Acompanhe!

Foto: reprodução/internet
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O que pode reduzir a vida útil do cubo de roda? 

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Segundo Leandro Leite, coordenador da Assistência Técnica Fremax, alguns fatores comprometem a durabilidade do cubo de roda. São eles:

  • Vias irregulares ou esburacadas

  • Excesso de resíduos;

  • Lama, poeira, terra e água, pois podem contribuir para oxidação; 

  • Má qualidade ou modificações na peça; 

  • Problemas relacionados à instalação do componente. 

O que acontece se o cubo da roda está ruim?

Foto: reprodução/internet
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  • Pode danificar outras peças;

  • Imobilizar o automóvel;

  • Provocar um acidente grave;

  • Resultar em prejuízos financeiros, em caso de necessidade de manutenção

Quais são os sinais que indicam problemas no cubo da roda? 

  • Emissão de barulhos metálicos ou batidas ritmadas, que costumam ganhar intensidade à medida que o veículo aumenta a aceleração;

  • Volante com folga;

  • Defeitos no ABS;

  • Vibrações no volante.

Quantos km dura um cubo de roda?

De maneira geral, a manutenção deve ser feita a cada 20.000 km. 

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Como instalar o cubo de roda? 

“É preciso ter alguns cuidados na hora da montagem do cubo de roda, como a utilização de ferramentas adequadas, entre elas, chave combinada, soquetes de impacto, sacador chave de roda, medidor de torque angular, porca, torquímetro e aplicador de cubo de roda”, explica Leite.

Ele destaca outro fator que não pode ser ignorado pelos especialistas. 

“Ao instalar o cubo de roda, caso acenda a luz do ABS, basta observar que algumas dessas peças possuem o cabo do sistema do ABS integrado, por isso, no momento do manuseio, é preciso cuidado para não torcê-lo ou esticá-lo. Isso pode ocasionar danos no cabo e, consequentemente, na leitura do ABS”, destaca. 

O Garagem360, diariamente, traz orientações sobre a manutenção de carros e motos, além das últimas notícias automotivas. Por isso, continue conosco para não perder nenhum detalhe. 


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Matheus Azevedo
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