Rodízio de pneus: o que é, quando e como fazer

Você tem feito o rodízio de pneus com frequência? Com o valor do pneu cada vez mais alto, é importante evitar gastos que podem ser deixados para depois, aliviando assim o bolso do motorista. 

Como uma forma de aumentar sua vida útil, o rodízio dos pneus é uma alternativa (que se feita corretamente) vai ajudar a economizar um pouco mais. 

Veja a importância de fazer o rodízio de pneus - Foto: Shutterstock
Veja a importância de fazer o rodízio de pneus – Foto: Shutterstock

Porque fazer o rodízio de pneus?

Ao Garagem 360, Luciana Félix, especialista em mecânica de automóveis e gestora da “Na Oficina”, falou sobre a importância de manter o rodízio dos pneus em dia.

De acordo com a especialista, “o rodízio de pneus, ele é necessário inicialmente para prolongar a vida útil do pneu.”

“É muito comum chegarem carros na minha oficina com desgaste prematuro de pneu por falta de rodízio”, diz Luciana.

“Quando você faz o rodízio, ele tende a se desgastar por igual. Com isso, você consegue chegar ao máximo de vida útil de um pneu”, diz.

Luciana ainda explica que fazer o rodízio com frequência é possível:

  • equilibrar o desgaste dos pneus
  • proporcionar maior estabilidade 
  • melhorar a tração do veículo

“Muitas pessoas não sabem que o rodízio é tão importante, principalmente para a estabilidade do carro. Porque se o pneu está desgastando irregularmente, significa que está comprometendo a estabilidade do carro”, afirma Luciana.

Leia também:

Pneus em más condições podem revelar outros problemas no veículo. 

Como fazer um rodízio de pneus corretamente?

“A primeira orientação seria você conferir o manual do carro, pois nele contém tudo o que pode ou não no carro, mas, na prática, isso não funciona. Pois muitos motoristas, dependendo do ano do carro, nem têm mais o manual para ter essa informação” ressalta.

Se o proprietário não possui o manual, a recomendação da especialista é fazer o rodízio a cada 5 mil ou 10 mil km, de acordo com o uso. Se o uso for mais frequente, o intervalo de tempo para o procedimento deve ser menor. 

“Você pode combinar isso conforme seu alinhamento preventivo, pois toda vez que você for fazer rodízio, você pode aproveitar e fazer o alinhamento também.”

Além disso, Luciana explica que combinar o rodízio com o alinhamento preventivo proporciona maior economia financeira, pois ambos os serviços prolongam a vida útil dos pneus.

“É muito importante você saber pedir isso à sua oficina de confiança e seguir as orientações passadas por eles, diz Luciana.”

Outro ponto importante é a calibragem correta. Quando você faz essa calibragem tem ganhos como economia de combustível e maior estabilidade para o veículo. 

A recomendação é calibrar o pneu pelo menos uma vez por semana e no máximo a cada 15 dias. 

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar