5 cuidados que você precisa ter ao comprar pneu remold para o seu carro

Pensando em comprar um pneu remold para o seu carro? Se sim, então, é melhor você se atentar a alguns detalhes que podem acabar te pegando de surpresa, e de forma nada agradável.

Isto é, esse tipo de pneu passa por uma série de etapas que merecem uma atenção especial. Apesar do pneu remold ser permitido, ainda é necessário seguir os critérios estabelecidos para o uso.

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Foto: Freepik

O que é um pneu remold?

De uma forma bem simples, podemos dizer que o pneu remold é um pneu reformado, e por isso leva esse nome, que significa “remodelar”. Para melhor entender, ele utiliza a carcaça de um pneu usado para que receba uma nova camada de borracha.

Os pneus reformados são permitidos por lei porque, apesar de passarem pelo processo da troca da camada de borracha, ainda contam com uma aparência e desempenho bastante similar a um pneu novo, desde que esteja dentro dos critérios legais.

Além disso, é possível comprá-los por valores bem mais acessíveis, o que acaba por se tornar a melhor opção para muita gente.

Quais as regras para comprar pneu remold?

De acordo com a Resolução nº 158/2004 do Contran, as regras vigentes para utilizar esse tipo de pneu implica:

  • A mesma dimensão dos originais
  • Os mesmos índices de carga e velocidade dos originais
  • A mesma categoria de uso dos originais
  • A mesma posição de montagem dos originais
  • A mesma estrutura, seja radial ou diagonal, dos originais
  • Ter a mesma aplicação, como passeio, carga e afins dos originais
  • Ter uma marcação específica na lateral indicando se é remold, recauchutado ou recapado
  • Ter o CNPJ do reformador, o número do lote e símbolo do Inmetro

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Afinal, vale a pena comprar um pneu remold?

Para saber se vale ou não a pena, é preciso levar em conta alguns cuidados e desvantagens dos pneus reformados, como:

  • A menor vida útil – a vida útil de um pneu reformado é significativamente inferior à de um pneu novo
  • Restrições de uso – é comum que esse tipo de pneu tenha algumas limitações de uso no quesito velocidade e carga
  • Menor resistência – alguns pneus reformados podem ter uma menor resistência para furos e demais impactos
  • Desempenho – para condições extremas, como alta velocidade, frenagem brusca e/ou determinados tipos de terreno, o desempenho pode ser menor
  • Qualidade – a qualidade pode variar de acordo com o fabricante

Por fim, vale destacar que todos os pneus de passeio, comerciais e industriais podem passar por esse processo, desde que estejam em dia com as regras estabelecidas pelo Inmetro.

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