Descobrir a calibragem correta dos pneus vai te evitar uma série de dores de cabeça, que começam com o consumo maior de combustível e vão até o aumento do risco de acidentes.
Em geral, manter os pneus com a calibragem indicada é fundamental para segurança, melhora a dirigibilidade, economia de combustível, entre outros benefícios.
Mas, com tantas informações disponíveis, onde encontrar a pressão ideal para os seus pneus?
Como descobrir a calibragem correta dos pneus?
Existe alguns locais específicos, vamos a eles:
Manual do proprietário
Possivelmente você vai manter os pneus que vieram no veículo. Se sim, basta verificar o manual do proprietário do seu veículo. Nele, o fabricante indica as pressões recomendadas para os pneus dianteiros e traseiros, levando em consideração fatores como modelo do carro, tipo de pneu, condições de rodagem e peso.
Etiquetas informativas
Além do manual, muitos carros possuem etiquetas informativas com a calibragem recomendada. Essas etiquetas podem estar localizadas em diferentes pontos do veículo, no entanto são mais comuns na porta do motorista, bocal do tanque de combustível ou no porta luvas.
Sites e aplicativos
Diversos sites e aplicativos oferercem ferramentas para encontrar a calibragem ideal dos seus pneus.
Um deles é o site Calibragem de Pneu. Nele, você insere informações como o veículo, fabricante, modelo, ano de fabricação e tipo do pneu. Em segundos ele retorna com as pressões recomendadas pelo fabricante.
Pontos de calibragem
Por fim, você pode encontrar tabelas com a calibragem em oficinas mecânicas, postos de combustíveis, borracharias, loja de vendas de pneus, entre outras lojas especializadas.
Ao calibrar o pneu
- Dirija-se ao local onde há um calibrador de pneu, geralmente postos de gasolina;
- Insira o bocal do calibrador na válvula (pito) do pneu;
- Regule no manômetro (medidor de pressão do pneu) a pressão, que deve ser a mesma informada pelo fabricante;
- Acione o botão que libera o ar para calibrar.
De acordo com a Michelin, o chiado que você ouve é emitido pelo ar que escapa do pneu. Isso não afeta muito a calibragem dos pneus.
Leia também:
Pneus em más condições podem revelar problemas em outras partes do veículo
Dicas importantes
- A calibragem deve ser feita com os pneus frios, ou seja, após o carro ter ficado parado por pelo menos 2 horas (ou deve ter viajado menos de 3 quilômetros em baixa velocidade);
- É fundamental verificar a pressão dos pneus regularmente, pelo menos uma vez no mês, e sempre antes de percorrer grandes distâncias;
- A calibragem incorreta pode causar uma série de problemas, como desgaste irregular, estouro do pneu, aumento de consumo de combustível e perda da dirigibilidade.
Sempre siga as recomendações do fabricante, assim como o uso de calibradores aferidos.