Norte-americanos estão abandonando os carros elétricos? Pesquisa revela arrependimento
Será que o Brasil sofre o mesmo problema dos norte-americanos? Confira!
Os carros elétricos vieram para ficar, contudo, a solução para uma mobilidade mais limpa e econômica não tem agradado os norte-americanos.
Logo abaixo, o Garagem360 explica quais são as principais queixas dos motoristas. Acompanhe!
Vale a pena ter um carro elétrico?
Segundo pesquisa feita com os norte-americanos a resposta é não. De acordo com um levantamento feito pela empresa J.D Power, cerca de 39% dos entrevistados admitem que pretendem substituir o seu veículo por uma versão híbrida.
Esse arrependimento surge quando eles dirigem, pela primeira vez, um veículo elétrico à bateria. Segundo a pesquisa, o desconforto é tão grande que alguns planejam até retornar para um veículo com motor a combustão.
Os dados dos entrevistados foram coletados entre julho e dezembro de 2023.
Quais são as desvantagens do carro elétrico?
Os proprietários dos carros elétricos têm reclamado da baixa autonomia da bateria e da dificuldade de encontrar carregadores em locais públicos.
Na segunda quinzena deste ano, os americanos que moram em Brooklyn, Nova York, enfrentaram bastante dificuldade para carregar um carro elétrico.
Naquele período, o usuário do X (antigo Twitter) @giorgi010 registrou uma fila de veículos, que tirou a paciência de todos os presentes.
Para comprovar a informação, um repórter do InsideEVs foi até o local mencionado pelo usuário da rede social.
Por lá, ele encontrou dezenas de veículos enfileirados para carregar o veículo. Uma solução que era para trazer praticidade acabou dando bastante dor de cabeça para os motoristas.
Leia também:
E no Brasil?
Por aqui, também sofremos com a ausência de eletropostos. Atualmente, o Brasil tem uma estrutura com 4.300 conectores.
Desses, 480 deles são do tipo DC, isto é, carregamento rápido. Os dados são da Tupinambá, que monitora a quantidade de estações pelo país.
Embora essa estrutura seja razoável, o fator geográfico é o que mais pesa por aqui. Isso porque, o número de equipamentos está mais concentrado no Sul e Sudeste.
Logo, os motoristas que pretendem viajar para outras regiões do país podem ter uma certa dificuldade para carregar o carro elétrico.
Qual seria a solução para o Brasil?
De acordo com Davi Bertoncello, CEO da Tupinambá, uma estrutura adequada é aquela que contém um carregador DC a cada 100 quilômetros.
Um bom exemplo disso é a Rodovia Presidente Dutra, entre São Paulo e Rio de Janeiro, que já segue essa orientação.
“Em 2022, o País tinha um ponto de recarga a cada 1.067 quilômetros. Atualmente, essa distância baixou para 445”, explica. “Nos Estados Unidos e na Europa, essas médias são de 156 e 159 quilômetros, respectivamente.”
Enquanto essa estrutura não chega por aqui, confira, a seguir, onde carregar o seu veículo.
Onde carregar carro elétrico no Brasil?
Eletropostos instalados no país
-
Rodovia Presidente Dutra, S/N, KM 44 Lote 65 – Seropédica (RJ)
-
Rodovia BR 101, S/N, KM 277 – Tanguá (RJ)
-
Av. José Bento Ribeiro Dantas, 5587 – Bosque – Búzios (RJ)
-
Av. XV de Novembro, 563 – Caju – Campos dos Goytacazes (RJ)
-
Rodovia BR 040 S/N, KM 68 – Petrópolis (RJ)
-
Av. Epitácio Pessoa – Lagoa – Rio de Janeiro (RJ)
-
Av. Saturnino de Brito – Praia do Canto – Vitória (ES)
-
Rodovia BR 40 KM, 548 S/N – Nova Lima (MG)
-
Rua Edistio Ponde, 474 – Stiep – Salvador (BA)
Eletropostos instalados em São Paulo
-
Rodovia Presidente Dutra, S/N, KM 84 – Roseira
-
Rodovia dos Bandeirantes ,S/N, KM 28,5 – Caieiras
-
Rodovia Anhanguera, S/N, Esquerda SP 330 – Cravinhos
-
Rodovia Washington Luiz, S/N, KM 277 – Araraquara
-
Rodovia Washington Luiz, S/N, KM 255 – Ibaté
-
Rodovia Gov. Carvalho Pinto, S/N, KM 94 – São José dos Campos
Contudo, mesmo com essa “carência” de eletropostos, o sonho do carro elétrico continua. Se você faz parte deste time, a saída é optar por um carro com boa autonomia. Assim, você pode dirigir com mais confiança. Logo abaixo, o Garagem360 traz ótimas sugestões para você.
Quais são os carros elétricos com melhor autonomia?
-
Volvo C40: 352km (Preço: R$ 359.950)
-
BMW iX1: 303 km (A partir de R$ 434.950)
-
Volvo XC40: 367km (R$ 342.950)
-
JAC E-JS1: 300km (a partir de R$126.900)
-
BYD Yuan Plus: 294km (R$ 229.800)
Confira também: Amazon apresenta SUVs elétricos que podem roubar a cena da Tesla lá fora