Primeiro carro elétrico voador pode ser lançado em 2025

Os Jetsons sempre estiveram à frente do seu tempo, tanto que eles já usavam carro voador no dia a dia. Porém, um veículo que era possível acompanhar apenas na ficção, hoje está mais próximo do que você imagina. E o Garagem360 te conta todos os detalhes. Acompanhe!  

Foto: divulgação
Foto: divulgação

É possível ter carros voadores?

Sim. A Alef Aeronautics, startup americana, está desenvolvendo o seu carro voador. Trata-se de um veículo 100% elétrico, conhecido também como eVTOLs.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

O que significa a sigla eVTOL? 

A sigla é usada pelos americanos para se referir a aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical. 

Essa designação, aliás, foi escolhida porque os veículos voadores são aeronaves baratas para deslocamentos curtos e, via de regra, em vias urbanas. Contudo, a verdade é que esses “carros voadores” se parecem mais com os populares drones. 

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Em que ano vai ter carros voadores?

A expectativa da startup americana é que a produção comece em 2025. 

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Quanto vai custar um carro voador no Brasil?

Cada veículo deve ser emplacado por US$ 300 mil. Por aqui, ele deve custar aproximadamente R$ 1,48 milhões.

Como vai funcionar o carro voador?

Ele estará apto para estradas urbanas ou rurais. O veículo pode decolar verticalmente, acima dos obstáculos até chegar ao seu destino final. O eVTOL cabe em um estacionamento normal e nas garagens tradicionais

De acordo com a fabricante, o carro da Alef é capaz de voar em qualquer direção, isto é, para frente, para trás, direita, esquerda, para cima, para baixo, em ângulo. 

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Também foi projetado para oferecer uma visão cinematográfica de 180 graus. Assim, além de seguro, o piloto terá um voo bastante agradável. 

Embora o carro voador é 100% elétrico, ele também fornece uma opção de hidrogênio. Porém, nessa configuração, o preço é mais elevado. Em contrapartida, a startup garante que o veículo contém mais autonomia de voo. 

Como comprar um carro voador? 

A pré-venda já está disponível no site da Alef. Contudo, para garantir sua vaga na fila geral, é preciso desembolsar $ 299.999. Já na fila de prioridade, o valor é de $ 1.500. 

O Brasil está preparado para receber carro voador? 

Um estudo da consultoria KPMG revelou que o Brasil está apenas em 11º, no ranking dos países mais preparados para receber veículos desse tipo. 

Segundo a análise, o tráfego intenso do espaço aéreo, sobretudo em grandes regiões, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, é um dos principais problemas: 

“Será preciso criar rotas específicas, seguir corredores específicos, e ficar atento à instalação de capacidade de voos. Se introduzirmos uma quantidade, mesmo que pequena, de novos veículos, terá impactos no tráfego aéreo”, explica Márcio Peppe, sócio-líder de Aviação da KPMG no Brasil e piloto.

De qualquer forma, o Garagem360 continua acompanhando todas as novidades sobre os carros voadores. Por isso, continue conosco para não perder nenhum detalhe. 

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar