Os Jetsons sempre estiveram à frente do seu tempo, tanto que eles já usavam carro voador no dia a dia. Porém, um veículo que era possível acompanhar apenas na ficção, hoje está mais próximo do que você imagina. E o Garagem360 te conta todos os detalhes. Acompanhe!
É possível ter carros voadores?
Sim. A Alef Aeronautics, startup americana, está desenvolvendo o seu carro voador. Trata-se de um veículo 100% elétrico, conhecido também como eVTOLs.
O que significa a sigla eVTOL?
A sigla é usada pelos americanos para se referir a aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical.
Essa designação, aliás, foi escolhida porque os veículos voadores são aeronaves baratas para deslocamentos curtos e, via de regra, em vias urbanas. Contudo, a verdade é que esses “carros voadores” se parecem mais com os populares drones.
Em que ano vai ter carros voadores?
A expectativa da startup americana é que a produção comece em 2025.
Quanto vai custar um carro voador no Brasil?
Cada veículo deve ser emplacado por US$ 300 mil. Por aqui, ele deve custar aproximadamente R$ 1,48 milhões.
Como vai funcionar o carro voador?
Ele estará apto para estradas urbanas ou rurais. O veículo pode decolar verticalmente, acima dos obstáculos até chegar ao seu destino final. O eVTOL cabe em um estacionamento normal e nas garagens tradicionais.
De acordo com a fabricante, o carro da Alef é capaz de voar em qualquer direção, isto é, para frente, para trás, direita, esquerda, para cima, para baixo, em ângulo.
Também foi projetado para oferecer uma visão cinematográfica de 180 graus. Assim, além de seguro, o piloto terá um voo bastante agradável.
Embora o carro voador é 100% elétrico, ele também fornece uma opção de hidrogênio. Porém, nessa configuração, o preço é mais elevado. Em contrapartida, a startup garante que o veículo contém mais autonomia de voo.
Como comprar um carro voador?
A pré-venda já está disponível no site da Alef. Contudo, para garantir sua vaga na fila geral, é preciso desembolsar $ 299.999. Já na fila de prioridade, o valor é de $ 1.500.
O Brasil está preparado para receber carro voador?
Um estudo da consultoria KPMG revelou que o Brasil está apenas em 11º, no ranking dos países mais preparados para receber veículos desse tipo.
Segundo a análise, o tráfego intenso do espaço aéreo, sobretudo em grandes regiões, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, é um dos principais problemas:
“Será preciso criar rotas específicas, seguir corredores específicos, e ficar atento à instalação de capacidade de voos. Se introduzirmos uma quantidade, mesmo que pequena, de novos veículos, terá impactos no tráfego aéreo”, explica Márcio Peppe, sócio-líder de Aviação da KPMG no Brasil e piloto.
De qualquer forma, o Garagem360 continua acompanhando todas as novidades sobre os carros voadores. Por isso, continue conosco para não perder nenhum detalhe.