Tem como carregar carro elétrico em casa sem adaptador?

A praticidade e a economia proposta pelos veículos eletrificados chama cada vez mais a atenção dos consumidores, mas afinal, é possível carregar carro elétrico em casa sem adaptador?

Esse é um questionamento um tanto quanto interessante, afinal, não existem postos de carregamentos como existem postos de gasolina na atualidade.

Acompanhe o Garagem360 e entenda isso melhor!

Foto: Freepik

Dá para carregar carro elétrico em casa sem adaptador?

Para a felicidade de muita gente, a resposta é sim! Ou seja, é completamente possível carregar um carro elétrico em casa mesmo se não houver adaptador.

Normalmente, na compra de um veículo desse tipo, é possível instalar a estação de carga em casa, mas isso pode custar valores mais elevados.

Além disso, encontrar condomínios com carregadores específicos adaptados ainda é algo raro por aqui, mas a tendência é que isso mude em breve.

No entanto, vale ressaltar que carregar o carro elétrico direto na tomada pode não ser a melhor opção, mas se for a única, ela é sim viável.

Foto: Freepik

Como carregar carro elétrico direto na tomada?

O processo é totalmente simples, e tudo acontece assim como fazemos para carregar aparelhos celulares, por exemplo: basta conectar o carregador no veículo e na tomada.

Contudo, esse tipo de carregamento é um tanto quanto lento. Ou seja, o veículo vai demorar mais tempo para atingir a carga necessária.

Em relação ao consumo, não há com o que se preocupar, visto que todos os métodos dependem da conexão com a fonte de energia elétrica.

Foto: Freepik

Quando custa para carregar um carro elétrico?

Para saber qual o valor final para carregar um carro elétrico, é preciso realizar um cálculo com:

  • O preço do kWh na sua localidade
  • A quantidade de KMs rodados pelo período 
  • A autonomia

A saber, se formos usar o BYD Dolphin, por exemplo, um dos carros elétricos mais vendidos da atualidade, podemos considerar:

  • 15 mil km por ano
  • Média de custo de R$ 45 para carga completa

Dessa forma, temos:

  • 15 mil (km/ano) dividido por 291 km (autonomia máxima do Dolphin) = +/- 52 cargas completas
  • 52 (carga completas por ano) vezes 45 (valor médio para carga total) = R$ 2.340

Por fim, assim como dito, todos esses números variam, mas já dá para ter uma noção (considerando o carregamento com adaptador).

Aproveite para conferir: Toyota anuncia fechamento de sua fábrica em Indaiatuba; veja o que acontece agora

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar