Tem como carregar um carro elétrico em casa? Saiba como

Sim, mas é preciso alguns cuidados para manter tudo seguro e adequado para obter a máxima performance do sistema de carregamento.

Isso porque existem diferentes tipos de carregadores, especificidades, bem como as características do veículo, que também devem ser levadas em consideração. 

carro elétrico
É possível carregar carro elétrico em casa facilmente. Foto: Freepik

Como carregar carro elétrico em casa

No Brasil ainda não há uma legislação sobre o carregamento dos carros em casa.

VEJA TAMBÉM

Ou seja, o proprietário não precisa solicitar qualquer autorização para a concessionária de energia, nem pagar qualquer taxa para carregar seu veículo em casa. 

No entanto, a instalação elétrica da residência deve suportar a carga extra, uma vez que você precisa instalar um carregador específico (falaremos mais adiante).

Isso quer dizer que a capacidade de tensão e a corrente devem suportar o carregamento das baterias do carro. 

Caso não seja possível, será necessário fazer algumas alterações. É um caso semelhante a quando você compra um chuveiro novo, mais robusto e a “chave cai” quando você o liga.

Se a capacidade de tensão não suportar o carregador, será preciso trocar os cabos por outros de maior seção, o disjuntor do carregador e o disjuntor geral. 

Agora, se a rede suportar, o passo seguinte será acionar um técnico eletricista que já tenha conhecimento sobre o assunto. A boa notícia é que já existem empresas especializadas neste tipo de instalação e podem dar todo o suporte. 

Tipos de carregadores para casa

Existem diferentes opções de carregadores para residências (ou prédios), mas os mais comuns são os Wallbox e portáteis:

Wallbox

O carregador Wallbox é uma opção prática e conveniente para quem deseja carregar seu eletrificado em casa.

Sua instalação ocorre na parede, geralmente em garagens ou estacionamentos residenciais, permitindo uma carga rápida e segura

A vantagem do Wallbox é a possibilidade de conexão diretamente à rede elétrica, evitando a necessidade de utilizar uma tomada comum. Dependendo do modelo, a carga pode durar até seis horas sem nenhum problema. 

carregador wallbox
Carregador Wallbox. Foto: Freepik

A desvantagem é que somente um profissional ou empresa especializada pode fazer a instalação. E um desses não é tão barato assim. Na Eletric Mobility, empresa homologada pela Volvo, a compra e a instalação varia entre R$ 7,5 mil e R$ 8,5 mil.

Portátil

Já os carregadores portáteis, são mais flexíveis e baratos. A principal vantagem é poder usar em qualquer tomada de três pontas convencional, o que não exigem qualquer experiência para isso. Mas não têm a mesma eficiência que um carregador Wallbox.  

Neo charge
carregador portátil. Foto: Divulgação/ Neo Charge

Embora sejam compactos, podem ser transportados e utilizados em locais diferentes, o tempo de carregamento pode ser de até 24 horas. Isso acontece por conta da corrente menor, de cerca de10 amperes.  

Agora, vamos falar sobre o impacto na conta de energia ao carregar um carro elétrico em casa. É importante ressaltar que o consumo de energia dependerá de fatores como a capacidade da bateria do veículo, o tipo de carregador utilizado e o tempo de recarga.

Aproveite e confira: CEO da VW confirma novo carro elétrico (e esportivo) para o Brasil 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de viagens rápidas, mas sonho em viajar em um cosmic car para o espaço sideral.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar