O cuidado para recarregar um carro elétrico deve ser constante. O consumidor deve ficar atento com as estações de eletro postos e residenciais. Por isso, veja a seguir dicas para se prevenir na hora de carregar seu automóvel.
Mercado de eletrificados no Brasil
No início de 2023, a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) divulgou que o Brasil obteve o melhor mês de janeiro da história, com 4.503 emplacamentos de carros elétricos.
No acumulado das vendas de janeiro a dezembro de 2022 foram 49.245 emplacamentos, número 41% superior ao mesmo período de 2021.
VEJA TAMBÉM
Este crescente interesse do consumidor brasileiro está refletindo em diversos setores. Em 2021, por exemplo, entrou em vigor na cidade de São Paulo (SP) a lei municipal 17.336, que tornou obrigatório os prédios no município a possuírem recarga para carros elétricos.
A lei é válida para prédios construídos a partir da data da sanção da lei. Além disso, para se adequar aos novos veículos e acompanhar às novas demandas de moradores, alguns edifícios antigos também estão instalando os eletro postos.
Mesmo com esse crescimento, os pontos para recarregar um carro elétrico ainda não são suficientes. Mas, aos poucos, a sociedade está se adaptando e novas estações de recarga vão surgindo, principalmente, pontos públicos.
Mas é importante frisar que esses pontos, sejam eles privados ou públicos, precisam de algumas precauções. Por isso, Ricardo David, engenheiro eletricista e diretor da Elev, empresa especializada em carros elétricos, destaca alguns tópicos para carregar seu automóvel.
Cuidados na hora de recarregar um carro elétrico
São vários fatores que devem fazer o consumidor ficar atento para não ter problemas na hora de recarregar um carro elétrico.
Nas instalações residenciais é importante saber se o local consegue suportar a demanda desses dispositivos. Em prédios antigos, por exemplo, as instalações elétricas precisam ser adaptadas para esta finalidade.
De acordo com Ricardo David, antes do início do processo de instalação é necessário um estudo técnico detalhado sobre o local, além disso, as instalações sempre devem ser feitas ou coordenadas por um profissional.
Outros locais que o consumidor pode recarregar um carro elétrico são em instalações públicas, como em shoppings ou postos de carregamento, local que o usuário pode utilizar sem custos.
No entanto, as filas e a necessidade de marcação prévia têm gerado problemas para os motoristas.
“É importante estar atento aos horários disponíveis, os usuários podem esperar em filas em algumas localidades. Por esse motivo, é sempre importante estar atento na possibilidade de marcações de horários de forma prévia”, afirma o engenheiro Ricardo David.
Além disso, um dos fatores mais importantes para ter cuidado é sobre capacidade da bateria, medida em kWh.
Carros que possuem baterias grandes, normalmente são compatíveis com carregadores mais potentes para compensar o seu tamanho.
A condição da bateria também pode determinar o tempo de carregamento. Deixar o nível de bateria entre 10% e 90% pode evitar o desgaste da mesma.
Outro fator que merece atenção é sobre a temperatura ambiente. Uma bateria tem melhor resultado entre 20 e 30 graus Celsius.
No inverno, é preciso aquecer a bateria antes de poder carregar corretamente. Algumas marcas possuem pré-aquecimento, que pode ser ativado para um carregamento rápido.
No entanto, se o seu carro elétrico não tiver pré-aquecimento, será necessário esperar mais tempo por uma recarga nos dias de frio.
Tipos de carregadores
O consumidor também deve ficar atento aos tipos de carregadores, que podem ser de corrente alternada (AC), normalmente para ambientes domésticos, ou corrente contínua (DC), considerados mais rápidos e podem ser utilizados em estações públicas.
Em carregadores de corrente alternada, a recarga pode ser mais lenta, levando várias horas para completar a carga. Geralmente, esse tipo de carregador conta com potência de 3,7 kW até 22 kW.
Enquanto em um carregador de corrente contínua, o veículo pode ser carregado completamente em menos de 30 minutos em alguns casos, pois suportam uma potência de até 350 kW.
“É importante prestar atenção que nem todos os carregadores são iguais, pois alguns possuem mais tecnologias ou têm mais capacidade e rapidez. Esse cenário também se repete quando o consumidor pretende instalar um carregador em sua casa”, explica Ricardo David.
Uma alternativa pode ser o carregador doméstico Wallbox, que são geralmente instalados em paredes. O carregador pode ser utilizado nas potências de 3,7 kW até 22 kW em corrente alternada.
Quanto tempo leva para recarregar um carro elétrico
Para calcular o tempo necessário para recarregar um veículo elétrico, o consumidor precisará dividir a capacidade da bateria (kWh) pela potência do carregador (kW).
Neste caso, se o veículo ter a bateria com capacidade para 75 kWh e o carregador com potência de 7,4 kW, o tempo para carregar totalmente a bateria será de, aproximadamente, 10 horas.
Quando o carregador disponibilizar potência de 22 kW, por exemplo, com a mesma bateria, vai pouco mais de 3 horas para carregar completamente a bateria.
Com carregadores de maior potência, o tempo de carregamento para até 80% pode levar apenas alguns minutos em estações rápidas de corrente contínua.
Em alguns modelos da Porsche, por exemplo, o tempo para recarga de 5% até 80% em corrente contínua é de, aproximadamente, 93 min com potência de 50 kW e 22,5 min com 270 kW.
Para não ter nenhum problema, fique atento ao seu carro elétrico e às questões apresentadas, além disso, não deixe de ver o manual para ficar ligado nas particularidades de cada veículo movido à eletricidade.