Os veículos eletrificados estão cada vez mais presentes nas ruas e estradas brasileiras, o que demonstra o crescente interesse dos consumidores por esses automóveis.
No entanto, como fica o seguro para carros elétricos?
Isto é, ter um seguro é indispensável nos dias de hoje para toda e qualquer pessoa que tenha um automóvel, afinal, é através desse tipo de produto que é possível garantir uma maior e melhor proteção em diversos casos.
Acompanhe o Garagem360 e entenda isso melhor!
Entenda as diferenças entre o seguro normal e seguro para carros elétricos
Bem, antes de mais nada, como todo mundo sabe, os veículos a combustão se diferem dos eletrificados justamente pela questão da motorização, bateria e afins.
Dessa forma, seria inviável oferecer o mesmo tipo de seguro para ambos, afinal, cada um deles conta com necessidades um tanto quanto específicas.
Isto é, normalmente, as seguradoras oferecem produtos que garantem assistência e reparo em caso de batidas, acidentes, defeitos, entre várias outras coisas.
Porém, quando o assunto é carro elétrico, tanto a assistência quanto o reparo podem necessitar de itens “especiais”, como por exemplo, aqueles voltados aos carregadores e afins.
É por isso que, atualmente, já existem seguros específicos para os carros eletrificados, a fim de garantir ainda mais segurança para os condutores.
O que o seguro para carro elétrico oferece?
- Proteção contra roubo e furto
- Proteção contra causados por incêndio acidental
- Proteção contra colisão
- Proteção contra inundação
- Cobertura para cabos de carregamento
- Guincho até o ponto de recarga mais próximo
- Oficinas especializadas
Alessandra Monteiro, Diretora Técnica da Corretora de Seguros Bancorbrás (que também oferece proteção para carros elétricos), menciona que:
“Os motoristas devem ficar atentos às apólices escolhidas. Assim como todo carro, os eletrificados contam com um alto investimento e todo cuidado é pouco quando se trata de um bem que foi conquistado com muito trabalho”.
Quanto custa um seguro para carro elétrico?
Depende. Assim como os seguros para carros a combustão, o valor pode variar de acordo com fatores como:
- Local onde o carro trânsita normalmente
- Local onde o carro dorme (garagem, rua e afins)
- Idade do motorista
- Número de motorista
No entanto, normalmente, é possível encontrar apólices por preços médios que variam entre 2% e 5% do preço total do veículo. Isto é, se o veículo for novo.
Aproveite para conferir: Kia reduz em R$ 15 mil o preço do Stonic híbrido; confira novo valor