Tags

Notícias

Etapa Sudeste do Baja SAE Brasil será realizada em São José dos Campos (SP)

Créditos: Foto: Divulgação

Competição reunirá 30 carros off-road entre os dias 17 e 18 de outubro

Universitários de Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo já estão se preparando para colocar na pista os 30 carros off-road que irão competir na Etapa Sudeste 2015 da Baja SAE BRASIL. O evento será realizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, em São Paulo, nos dias 17 e 18 de outubro.

Esta etapa é preparatória para a Baja SAE BRASIL-PETROBRAS (disputa nacional que representa importante palco para novos talentos da engenharia automotiva brasileira) e contará com a participarão de 30 equipes, sendo 10 de Minas Gerais, 10 de São Paulo, sete do Rio de Janeiro, duas do Espírito Santo e uma do Distrito Federal, totalizando 500 estudantes.

No dia 17, os competidores enfrentarão avaliações de segurança, conforto e motor, além da prova dinâmica que exercitará a suspensão e a capacidade de tração dos veículos. Já no dia 18, pela manhã, realizarão mais uma prova dinâmica, que vai avaliar a capacidade de aceleração e dirigibilidade de cada carro. Em seguida, haverá o enduro de resistência, com três horas de duração. Este último será realizada em terreno acidentado e com vários obstáculos.

Carros 

Foto: Divulgação
| Foto: Divulgação
Carros que disputam a Baja SAE devem ter motor de 10 cv

Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, com quatro ou mais rodas, e motor padrão de 10 cavalos de potência. Eles devem transportar pessoas com até 1,90 metro de altura e com, no máximo, 113,4 quilos. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios e o chassi são desenvolvidos pelas equipes, que ainda, têm a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

“Desenvolver nos futuros engenheiros as principais capacidades requeridas pelo mercado, como liderança, trabalho em equipe e gestão de projetos, é o grande objetivo dos programas estudantis da SAE Brasil”, ressalta o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE Brasil.

Nacional

Além da Etapa Sudeste, a SAE Brasil realiza durante o ano mais duas competições regionais, que também servem de preparação para a Baja SAE BRASIL–PETROBRAS: a Etapa Nordeste, que acontecerá de 6 a 8 de novembro, no Estádio Municipal de Camaçari, na Bahia; e a Etapa Sul, de 20 a 22 de novembro, no Distrito Industrial de Gravataí, no Rio Grande do Sul.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.