Novo seguro DPVAT pode custar mais caro que o antigo; entenda

Veja todos os detalhes referentes ao novo seguro DPVAT e entenda porque ele poderá custar mais caro do que o antigo; fique por dentro!

novo seguro DPVAT tem despertado a curiosidade dos condutores brasileiros quanto ao seu funcionamento, afinal, ele não é mais cobrado há alguns bons anos, conforme as últimas mudanças.

Entretanto, o que acontece é que, além da volta do seguro, ele deverá chegar de forma diferente, e acabar pesando mais no bolso daqueles que possuem um automóvel por aqui.

Quer saber mais detalhes? Acompanhe o Garagem360 e se informe!

Novo seguro DPVAT pode contar com grandes mudanças para os brasileiros

Anualmente, os condutores locais precisam arcar com algumas responsabilidades envolvendo seus veículos, como é o caso do IPVA e do CRLV, e por muito tempo, do seguro DPVAT.

No entanto, há alguns anos, desde 2020, se formos falar com mais exatidão, a cobrança está de fora das despesas fixas dos condutores brasileiros, porém, uma nova votação pode trazê-lo de volta em breve, e de forma diferente.

Para melhor entender, a volta do seguro já foi aprovada em uma primeira votação no plenário da Câmara dos Deputados, e agora, deve ser votada nos próximos dias pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e em seguida, em caso de aprovação, será votado pelo plenário da Casa Alta.

A última etapa consiste na sanção do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para a partir daí começar a valer.

Se informe ainda mais: Valor do seguro de carros para homens e mulheres: ainda tem diferença de preço?

O que vai mudar com a volta do DPVAT?

  • O seguro passa a se chamar SPVAT (Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito)
  • Haverá maior cobertura para diferentes tipos de sinistro
  • Novo valor – mais caro

Em relação à maior cobertura, o seguro deverá cobrir até mesmo acidentes que envolvam patinetes eletrônicos e ciclistas.

Quanto ao valor, carros mais caros pagarão mais, e o preço final também levará em conta as alíquotas do IPVA de cada estado.

Planejamento inclui uso do dinheiro para o SUS

Ainda de acordo com a proposta que prevê a volta e as alterações no seguro DPVAT, há ainda um planejamento que garante que o dinheiro também continue à disposição para uso do SUS (Sistema Único de Saúde).

Nesse caso, a ideia é direcioná-lo para campanhas educativas de trânsito e até mesmo para áreas de tecnologia de pesquisa que atuem na busca por formas de prevenção de acidentes.

Por fim, é preciso aguardar todo o processo de análise e votação, para somente assim, após a sanção de Lula, entrar em vigor.

Aproveite para conferir: As vantagens e desvantagens de adquirir um carro usado que saiu de linha

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Vitória Marques
Escrito por

Vitória Marques

ASSISTA AGORA