Motoristas consideram comprar carro mais antigo para driblar aumento do IPVA, diz pesquisa

Motoristas consideram comprar carro mais antigo como alternativa para fugir dos gastos com o IPVA 2023; veja modelos isentos do imposto

Cerca de 27% dos proprietários consideram vender o veículo atual e comprar carro mais antigo, como alternativa para fugir dos gastos com o automóvel no início de 2023. É o que revela pesquisa realizada pela OLX, plataforma de compra e venda online de veículos, realizada para analisar como o aumento dos valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) impactam a vida das pessoas.

Preferência é por comprar carro mais antigo que seja isento de IPVA

Motoristas consideram comprar carro mais antigo para driblar aumento do IPVA

VW Gol 2008, da Geração 4 (Foto: Divulgação/Volkswagen)

“Com o aumento do valor dos automóveis e do combustível ao longo do ano, o IPVA, que é um tributo de valor significativo, pesa ainda mais no orçamento daqueles que possuem automóvel. No cenário atual, o ideal é conseguir combinar um alívio nesses gastos com a troca por um veículo a custo baixo – o que pode ser encontrado em modelos mais antigos e isentos do imposto, por exemplo”, afirma o vice-presidente de Autos e Comercial da OLX, Flávio Passos.

A pesquisa aponta que 59% dos usuários comprariam um carro nos primeiros meses do ano sem se importar com o pagamento do IPVA. Em contrapartida, 41% só comprariam no início do segundo semestre, para evitar o pagamento do imposto.

Existem modelos mais antigos que, dependendo do ano de sua fabricação, estão isentos do IPVA – mais da metade dos entrevistados se mostrou propensa a adquirir esses veículos.

Veja os veículos isentos do IPVA 2023

Motoristas consideram comprar carro mais antigo para driblar aumento do IPVA

VW Saveiro 2013 (Foto: Divulgação/Volkswagen)

De acordo com o levantamento realizado pela OLX, o Ford Fiesta 2013 é o favorito dos usuários dentre os veículos antigos que estarão isentos do imposto (em determinados Estados brasileiros), comparando dados do terceiro trimestre de 2022 com o de 2021.

Em geral, esse benefício ocorre de acordo com a idade do modelo, variando entre 10 a 20 anos do tempo de fabricação e dependendo da legislação que vigora em cada unidade federativa. Em regra, quanto mais antigo o carro, maior deverá ser o número de Estados que irão conceder o benefício.

No caso do modelo campeão de buscas na OLX, a isenção só será válida em Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima. Entretanto, em relação às outras opções também muito procuradas, como o Volkswagen Gol 2008 e o Peugeot 206 2003, a isenção se expande para outros locais do País, abrangendo Rio de Janeiro, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, entre outros.

Confira abaixo o ranking de modelos mais vendidos, procurados e anunciados na plataforma no 3º trimestre de 2022. Neste levantamento constam apenas os automóveis fabricados a partir do ano de 2003.

Motoristas consideram comprar carro mais antigo para driblar aumento do IPVA

(Fonte: OLX)

Qual fator importa mais na hora da compra

Em relação às considerações feitas pelos motoristas na hora de realizar a compra, o preço cobrado pelo veículo é o que mais pesa para os correspondentes diante de todos os outros atributos, atingindo 35%. Na sequência, 28% analisam os custos com manutenção; 23%, o consumo de combustível; 10%, o valor do seguro. A isenção do IPVA é citada por apenas 5% dos entrevistados.

Motoristas consideram comprar carro mais antigo para driblar aumento do IPVA

Ford Fiesta 2013 é o carro mais buscado na plataforma OLX entre quem busca ‘fugir’ do IPVA 2023 (Foto: Divulgação/Ford)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA