Série carros antigos: Curiosidades do Fiat 147

Carros antigos sempre marcam uma história na vida das pessoas. Dessa vez, o relato é do brabíssimo Fiat 147. Escolhi este para começar a minha série porque foi o primeiro carro que vi meu pai dirigindo, quando eu tinha uns 5 anos. Lá no começo da época da década de 1990. 

Ele já tinha saído de linha, já que foi produzido até 1986. Era um Azul Terreno que você ainda vê um tiozinho dirigindo na rua, com um ronco gostoso de escutar. 

Fiat 147
Fiat 147 foi o primeiro carro da Fiat produzido no Brasil. Foto: Divulgação

Curiosidades do Fiat 147 – modelo já foi o carro de muitos brasileiros

Há quase 47 anos, a Fiat inaugurava sua primeira fábrica no Brasil, em Betim – MG. O primeiro modelo produzido em território nacional logo cairia nas graças do brasileiro, principalmente por trazer recursos até então inexistentes por aqui. 

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Foi lançado no Brasil e mercados emergentes, como uma adaptação do 127, que não era “forte” o suficiente para encarar as estradas brasileiras da época. Por isso, o chassi recebeu alguns “retoques” e passou a se chamar Fiat 147. 

E ele se deu muito bem por aqui, sendo um dos primeiros carros produzidos em larga escala com motor dianteiro transversal e tração dianteira. Era formado por um conjunto de motor 4 cilindros de 1.048 cm³ com potência de 56 cv e torque de 7,8 kgfm.

Apesar de pequeno, tinha uma mecânica simples, o que lhe proporcionava um baixo custo de manutenção. Também contava com uma boa economia de combustível se comparados a outros modelos que rodavam no país naquele tempo, como o Karmann-Ghia, Ford Galaxie e Opala. 

E logo de cara, o Fiat 147, desbancou o Chevette (o carro mais barato na época), o Dodge Polara e Passat e ganhou o título de mais estável carro nacional. Para se ter uma ideia, logo o compacto seria não só carro de famílias, mas também usado por órgãos públicos, inclusive a polícia. 

Fiat 147 picape
Picape do Fiat 147, utilizando a mesma plataforma. Foto: Divulgação

Do Brasil ganhou o mundo, principalmente a Europa onde rodou com motor 1.3 diesel, sendo o menor conjunto movido a diesel naquela época. A Lamborghini reestilizou o compacto no velho continente e até lançou uma versão chamada de Rustica, uma espécie de off-road que recebia recursos para aventureiros. 

Primeiro carro movido a etanol

No fim da década de 1970 houve uma crise de abastecimento dos carros, conhecida como a Crise do Petróleo. Isso fez com que o governo criasse o projeto Proálcool, reduzindo as tarifas para os modelos movidos a etanol. Assim, em 1978, chegou ao mercado o Fiat 147 a álcool, popularmente chamado de Cachacinha.

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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