Atenção! Saiba quais são os carros proibidos de rebocarem outros veículos

Uma questão que poucos condutores conhecem, e podem cair numa cilada, é que existem alguns carros proibidos de rebocar outros veículos. Realizar o engate com veículos não permitidos pode custar 5 pontos na CNH, além de uma multa de R$ 195,23.

A Resolução CONTRAN n° 197 de 25/07/2006, aponta que a tração do veículo é determinante para saber se o carro pode ou não realizar um reboque. Automóveis com PBT (Peso Bruto Total) de até 3.500 kg precisam ter explicitamente em seu Manual do Proprietário se a possibilidade de instalar o engate de reboque existe.

Caso o veículo tenha essa recomendação prévia da montadora e não possua o equipamento instalado, o engate poderá ser colocado desde que produzido por empresas registradas junto ao INMETRO. 

VEJA TAMBÉM

O Garagem360 te ajuda a não cair numa furada sem saber: preparamos uma lista com alguns carros proibidos de rebocar outros veículos. Se você possui algum desses modelos, fique atento para não acabar tendo que pagar uma multa ou perder pontos na carteira.

Alguns carros proibidos de instalar engate podem te surpreender

Como evidência que esse assunto pode ser um tanto quanto polêmico, abrindo margem para confusões. O Honda Fit é vendido em algumas lojas com “engate para Honda Fit homologado”, com um equipamento, de fato, respeitando as indicações do INMETRO.

O problema é que o carro em seu Manual do Proprietário, não permite a instalação de engates, causando uma contradição que pode trazer problemas ao condutor em uma situação delicada de reboque.

5 carros automáticos mais econômicos do Brasil
Honda Fit (Foto: Divulgação/Honda)

Outro caso que pode gerar muitas dúvidas ao público é o do Nissan Kicks. Isso porque a montadora japonesa tem como costume produzir carros robustos que permitem o engate. 

Contudo, mesmo que esteja dentro do PBT permitido, o problema do Kicks é estrutural, assim como de outros nessa lista. O modelo não possui permissão para instalação, já que diferente do Frontier, o modelo não possui construção sobre o chassi. A maioria dos SUVs e crossovers contam com estrutura em monobloco.

VW UP! e Chevrolet Onix até tem estrutura para o engate, mas também são carros proibidos

Até existem alguns modelos são mais fáceis de identificar que não tem estrutura para receber o engate. o Renault Kwid, por exemplo, possui um PBT de 1181 kg, o que o torna leve demais para a realização de um reboque.

Contudo, não dá para identificar todos os que podem ou não podem ter engate de cara, visto que alguns carros podem até ter estrutura para tal, mas não possuir autorização no Manual do Proprietário. 

O Volkswagen UP!, por exemplo, também tem um PBT leve como o Kwid, mas seu propulsor TSi que traz rigidez ao modelo pode causar confusões no tema em questão. O modelo da VW é um projeto global que por conta disso não permite grandes adaptações — incluindo o engate para reboque.

Confira a variação de preço dos carros que saíram de linha em 2021
Volkswagen Up! (Foto: Divulgação)

Já o Chevrolet Onix pode causar mais confusões, visto que é um carro robusto e com turbocompressor que deixa o veículo mais potente. Por mais que tenha uma certa carcaça de respeito para receber o engate, o modelo não é homologado para isso pela montadora. 

Alguns veículos, como os dessa lista, simplesmente não foram projetados e pensados para a realização de reboques, e é necessário saber disso para evitar algumas dores de cabeça.

Arthur Quaresma
Arthur QuaresmaFormando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar