Geraldo Alckmin bate o martelo sobre combustíveis do futuro: entenda o projeto
O vice-presidente, Geraldo Alckmin, se mostrou favorável ao projeto ''Combustíveis do Futuro'' e prometeu se mobilizar para aprovação. Veja!
No que depender do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o projeto de lei a respeito dos Combustíveis do Futuro será aprovado. Pelo menos foi esse o seu posicionamento nesta quarta-feira (27) em seminário na capital do país.
Alckmin apoia Projeto Combustíveis do Futuro
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, se mostrou favorável ao projeto de lei ”Combustíveis do Futuro”, aprovado na Câmara dos Deputados.
O PL 528/2020, já aprovado na Câmara dos Deputados, agora aguarda aprovação no Senado Federal, onde Alckmin prometeu ‘’mobilizar’’ a base do governo em prol da validação do projeto.
Geraldo Alckmin participou, nesta quarta, do Seminário “Construindo o Futuro – Biodiesel e Desenvolvimento Sustentável nos Municípios”, da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel, a FPBio, em Brasília, onde atendeu à solicitação do deputado e presidente do coordenador e deputado, Alceu Moreira (MDB-RS).
Alckmin, portanto, se comprometeu a buscar consenso em torno da aprovação rápida do projeto de lei.
Palavra do vice-presidente
‘’[…] Vamos acelerar agora no Senado (a tramitação do projeto) e aprovar rapidamente, aliás, a Câmara está de parabéns, é um belíssimo projeto aprovado em tempo recorde. Agora é aprovar rapidamente no Senado, o presidente (Luiz Inácio Lula da Silva) sancionar e trazermos investimentos para o Brasil e gerarmos emprego e renda”, declarou o vice-presidente do país.
O vice-presidente Geraldo Alckmin é conhecido, entre outras coisas, por ser defensor do biodiesel no governo.
Segundo o mandatário, é importante deixar de importar diesel dos Estados Unidos e, como consequência, gerar mais empregos no Brasil, além de contribuir com a questão ambiental.
O que é o ‘’Combustível do Futuro’’?
O Projeto de Lei dos ‘’Combustíveis do Futuro’’ é uma proposta para a criação de programas nacionais de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano.
O PL visa aumentar a mistura de etanol e de biodiesel à gasolina e ao diesel, como forma de descarbonizar a matriz energética nacional.
Já aprovado pelos deputados, o texto estabelece uma nova margem para a participação de recursos renováveis na mistura dos combustíveis fósseis.
Qual é o combustível do futuro?
O ”combustível do futuro” é mistura de etanol à gasolina passe de 22% a 27%, podendo chegar a 35%.
Essa é a ideia por trás da proposta que, caso aprovada, acrescentará 1 ponto percentual de biodisel ao diesel tradicional, até a meta de 20%, em março de 2030.
A aposta do setor é de que os combustíveis do futuro diminuam as emissões de gases do efeito estufa.
O relator da proposta no Senado será o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).
Confira também:
-
Novos combustíveis podem fazer do Brasil a nova potência energética; conheça
-
Projeto de Lei prevê um prazo extra de 60 dias para renovar a CNH
-
Posto de combustível pega fogo na Zona Norte de São Paulo: como evitar?
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.