Geraldo Alckmin bate o martelo sobre combustíveis do futuro: entenda o projeto

O vice-presidente, Geraldo Alckmin, se mostrou favorável ao projeto ''Combustíveis do Futuro'' e prometeu se mobilizar para aprovação. Veja!

No que depender do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o projeto de lei a respeito dos Combustíveis do Futuro será aprovado. Pelo menos foi esse o seu posicionamento nesta quarta-feira (27) em seminário na capital do país. 

Geraldo Alckmin bate o martelo sobre combustível do futuro: entenda o projeto
Foto: Felipe Soares

Alckmin apoia Projeto Combustíveis do Futuro 

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, se mostrou favorável ao projeto de lei ”Combustíveis do Futuro”, aprovado na Câmara dos Deputados. 

O PL 528/2020, já aprovado na Câmara dos Deputados, agora aguarda aprovação no Senado Federal, onde Alckmin prometeu ‘’mobilizar’’ a base do governo em prol da validação do projeto. 

Geraldo Alckmin participou, nesta quarta, do Seminário “Construindo o Futuro – Biodiesel e Desenvolvimento Sustentável nos Municípios”, da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel, a FPBio, em Brasília, onde atendeu à solicitação do deputado e presidente do coordenador e deputado, Alceu Moreira (MDB-RS). 

Alckmin, portanto, se comprometeu a buscar consenso em torno da aprovação rápida do projeto de lei. 

Palavra do vice-presidente

‘’[…] Vamos acelerar agora no Senado (a tramitação do projeto) e aprovar rapidamente, aliás, a Câmara está de parabéns, é um belíssimo projeto aprovado em tempo recorde. Agora é aprovar rapidamente no Senado, o presidente (Luiz Inácio Lula da Silva) sancionar e trazermos investimentos para o Brasil e gerarmos emprego e renda”, declarou o vice-presidente do país.

O vice-presidente Geraldo Alckmin é conhecido, entre outras coisas, por ser defensor do biodiesel no governo. 

Segundo o mandatário, é importante deixar de importar diesel dos Estados Unidos e, como consequência, gerar mais empregos no Brasil, além de contribuir com a questão ambiental. 

O que é o ‘’Combustível do Futuro’’?

O Projeto de Lei dos ‘’Combustíveis do Futuro’’ é uma proposta para a criação de programas nacionais de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano. 

O PL visa aumentar a mistura de etanol e de biodiesel à gasolina e ao diesel, como forma de descarbonizar a matriz energética nacional. 

Já aprovado pelos deputados, o texto estabelece uma nova margem para a participação de recursos renováveis na mistura dos combustíveis fósseis.

Qual é o combustível do futuro?

O ”combustível do futuro” é  mistura de etanol à gasolina passe de 22% a 27%, podendo chegar a 35%. 

Essa é a ideia por trás da proposta que, caso aprovada, acrescentará 1 ponto percentual de biodisel ao diesel tradicional, até a meta de 20%, em março de 2030. 

A aposta do setor é de que os combustíveis do futuro diminuam as emissões de gases do efeito estufa. 

O relator da proposta no Senado será o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).

Geraldo Alckmin bate o martelo sobre combustível do futuro: entenda o projeto
Foto: Freepik

Confira também: 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gervásio Henrique
Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

ASSISTA AGORA