“Novo Diesel” já começa a chegar nos postos do Brasil; veja o que muda na composição

O novo Diesel já está nos postos para distribuição. Confira aqui tudo sobre o novo combustível, que é mais limpo e sustentável.

O novo Diesel, aprovado pelo Governo no ano passado, está finalmente chegando aos postos para distribuição.

Este novo combustível possui maior quantidade de biocombustível, o que deixa ele mais limpo, melhor para o veículo, o ambiente e nossa indústria.

Produção de biocombustível pela Potencial
Diesel com mais Biodiesel é o fortalecimento da indústria nacional (Imagem: Álbori Ribeiro/Grupo Potencial)

Novo Diesel começa a ser comercializado e tem mais biocombustível na composição 

Os postos de combustível no Brasil já estão com o novo diesel para distribuição.

Chamado de Diesel R5, o combustível agora oferece uma nova quantidade de biodiesel misturado, aumentando a proporção de 12% para 14%.

A medida foi determinada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

A mudança é parte da política nacional que obriga as distribuidoras de combustível a adicionarem biodiesel ao diesel fóssil.

O objetivo é garantir um combustível mais sustentável e menos poluente.

“Estamos incrementando na cadeia energética brasileira em torno de 100 milhões de litros de biodiesel por mês.” comenta o Vice-presidente do Grupo Potencial Biodiesel, Carlos Eduardo Hammerschmidt.

Ele continua: “Isso é um marco histórico, pois dá segurança energética no mercado interno e cada vez mais afasta o Brasil da dependência do mercado externo.”

Hoje o Brasil importa 25% de diesel fóssil. Isto pode ser totalmente substituído por combustíveis renováveis, de forma gradual, garantindo nossa autossuficiência, especialmente como um dos principais produtores de biodiesel do mundo.

Veja também: 5 Carros a diesel para viajar longe e economizar na gasolina

Biodiesel é essencial na transição energética

  • O biodiesel pode ser produzido de uma variedade de matérias-primas. Esta versatilidade facilita sua produção em volume, além de contribuir para que materiais antes descartados re-entrem no ciclo produtivo.

  • O biodiesel produzido pela Potencial, por exemplo, é composto por 75% de óleo vegetal e 25% de gordura animal. Para produzi-lo, a empresa utiliza óleo degomado de soja, resíduos de gorduras animais e óleo de cozinha.

Bomba de combustível
Novo combustível já chegou aos postos (Imagem: José Cruz/Agência Brasil)
  • Assim, essa medida do Governo Federal contribui para a descarbonização e sustentabilidade em diversas frentes. Uma vez que a eletrificação total da frota ainda está no campo da utopia, ter acesso a combustível menos dependentes de fontes fósseis já ajuda.

  • Além disso, ela fomenta a pesquisa e desenvolvimento, gerando empregos e qualificação técnica na nossa indústria.

Qual o diesel mais puro?

  • Dentro do diesel comum encontramos os tipos S-10 e S-500. Os nomes fazem referência à quantidade de enxofre presente no combustível: 10 partes por milhão no S-10, e 500 no S-500. Assim, o Diesel S-10 é o mais puro, pois contém menos enxofre.

Pouco a pouco o novo Diesel, e combustíveis mais sustentáveis, vão se tornando a norma no mercado. Assim, a transição energética pode ser feita de forma gradual e, eventualmente, eliminamos nossa necessidade das fontes fósseis, não-renováveis e muito poluentes.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Adson Leonardo
Escrito por

Adson Leonardo

Olá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.

ASSISTA AGORA