Fraude nos CFCs: Detran encontra 12 dedos de silicone em unidade em São Paulo

O Detran-SP apreendeu quase 200 dedos de silicone durante uma fiscalização em um Centro de Formação de Condutores (CFC) no Jardim Miriam, zona sul da capital paulista. Os moldes eram usados para fraudar o processo de emissão da CNH. Entenda!

Apostila Detran 2024: download com conteúdo de autoescolas

Como os criminosos tentavam burlar o sistema?

Fraude na autoescola já aconteceu outras vezes no Brasil, como no Maranhão, em 2022 - (Foto: Isaque Ramos/Detran-AM)
Fraude na autoescola já aconteceu outras vezes no Brasil, como no Maranhão, em 2022 – (Foto: Isaque Ramos/Detran-AM)

Os moldes de silicone eram usados como um recurso para confirmar, de maneira ilegal, a presença dos alunos na autoescola para a realização dos exames práticos e teóricos. Esses materiais são carregados com impressões digitais dos candidatos.

Após a identificação, os moldes foram levados até perícia. A partir daí, serão realizados estudos para tentar identificar os responsáveis por cada impressão.

🛑 Leia também:

O que aconteceu com os envolvidos no crime?

Segundo o Detran-SP, quatro pessoas, que estavam no CFC, foram encaminhadas à delegacia. Um Inquérito Policial foi aberto. 

Já o CFC, seus proprietários e diretores tiveram as atividades suspensas junto ao Detran paulista.

A propósito, o órgão destaca que uma penalidade só será aplicada após a finalização do processo administrativo. Nele, serão avaliados os princípios do contraditório e da ampla defesa.

Qual é a penalidade para esse tipo de crime?

A tentativa de burlar o sistema é considerada, pelo Detran-SP, como uma conduta gravíssima. Nesse caso, o infrator pode ter o registro de credenciado cassado.

Essa fiscalização foi conduzida pelo Detran-SP e a 4ª Delegacia da DICCA, da Polícia Civil, que é responsável por investigar crimes contra a administração, fraudes decorrentes das atividades de trânsito e atua no combate à corrupção.

Quais são os golpes mais comuns na indústria automotiva?

Além do fraude nos CFCs, existem outros tipos de golpes que trazem dores de cabeça no mundo automotivo, como a criação de sites falsos, que aconteceu com a GM.

Também já noticiamos o golpe do combustível muito barato e o golpe da placa de carro.

Por isso, continue acompanhando o Garagem360 para ficar por dentro não só das últimas notícias automotivas, mas também de outras questões que interferem em sua segurança, seja como motorista ou passageiro.

Quer conhecer outros golpes e evitar prejuízos? Dê o play no vídeo abaixo e assista:

Confira também: Motorista com CNH falsa é detido: veja as consequências da ação

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar