A GWM Brasil emitiu um comunicado à imprensa após descobrir que uma página na internet se passa como site oficial da marca.
A seguir, o Garagem360 conta todos os detalhes e mostra o que você deve fazer para não cair em golpes. Acompanhe!
Qual é o site oficial da GWM?
A página oficial da GWM é a www.gwmmotors.com.br. Qualquer outro endereço é preciso tomar cuidado, pois você pode ser vítima de golpe.
De acordo com comunicado da marca, foi descoberto um domínio bem semelhante ao original, contudo, o endereço tem um caractere a mais. Essas páginas são criadas com o intuito de enganar os usuários para coletar dados pessoais, financeiros ou a própria senha do consumidor.
A GWM tem uma página no Mercado Livre?
Sim. Trata-se de um recurso que foi pensado para oferecer uma experiência diferenciada ao cliente. Ao final, por meio deste endereço (gwmmotors.mercadolivre.com.br), ele pode comprar um carro sem sair de casa.
Infelizmente, criminosos têm usado outros tipos de iscas para atrair vítimas online. Logo abaixo, o Garagem360 revela algumas estratégias.
Quais são os golpes virtuais?
-
Golpe do Gasparzinho: criminosos divulgam carros abaixo do valor da tabela Fipe. Recebem o “sinal” da vítima e, logo em seguida, desaparecem;
-
Golpe do IPVA: bandidos falsificam o site das das Secretaria da Fazenda dos estados;
A propósito, assista ao vídeo abaixo e descubra mais detalhes sobre o golpe do IPVA:
Leia também:
-
4 golpes contra motoristas mais populares nos últimos meses: o 3º poucos conhecem
-
Novo golpe faz você consertar o que não estava quebrado no seu carro; conheça
Onde fazer denúncia de golpes virtuais?
Após o golpe, o primeiro passo é fazer um Boletim de Ocorrência. Procure a delegacia mais próxima da sua residência. Também é permitido fazer isso de forma online.
O Garagem360 destaca ainda que alguns estados têm delegacias especializadas para crimes cibernéticos.
Em São Paulo, por exemplo, a Delegacia de Polícia de Combate a Crimes de Fraude Documental e Biometria opera na Avenida Casper Líbero, na Luz, Centro da capital paulista.
Leia também: Vai comprar carro usado em 2024? 4 dicas para fugir de golpes