Incêndio durante carregamento de carro elétrico? Corpo de bombeiros cria “solução” para evitar

A popularização dos carros elétricos traz inúmeros questionamentos sobre o impacto desses veículos na sociedade. Entre os principais, destacam-se:

  • Por que carros elétricos pegam fogo?

  • O que fazer para evitar riscos de incêndio? 

Logo abaixo, o Garagem360 explica todos esses questionamentos e ainda traz uma solução apresentada pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo, que pode frear o avanço desse segmento no país. Acompanhe! 

Foto: divulgação
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Por que carros elétricos pegam fogo?

A bateria do carro elétrico é fabricada com íons de lítio. Trata-se de componentes que contêm eletrólito orgânico líquido bastante volátil e inflamável a temperaturas elevadas. Por causa disso, a extinção de um incêndio é ainda mais complicada. 

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O que fazer para evitar incêndios de carros elétricos? 

A proposta do Corpo de Bombeiros de São Paulo envolve as seguintes normas:

  • Separação de 5 metros de espaço vazio entre os pontos de recarga ou

  • Paredes com resistência a fogo de cinco metros de comprimento;

  • Paredes que tenham capacidade suficiente para resistir às chamas por cerca de 90 minutos. 

Foto: divulgação
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Parecer ainda teria outras regras 

Já para os pontos de recarga em subsolo, o Corpo de Bombeiros exigiria chuveiros automáticos. Eles teriam que ter números específicos de vazão e pressão.

Existem ainda outras regras pautadas pela instituição como a exigência de, pelo menos, 2 extintores ABC com distância máxima de caminhamento de 15 metros. 

Também seria vedado o uso de leiaute que complique o combate de um incêndio em locais e estacionamentos com ponto de recarga. Em outras palavras, a estruturada não teria que ter vagas “travadas”. 

Subsolos também teriam normas 

Ainda, de acordo com o Corpo de Bombeiros, os subsolos teriam que ser equipamentos com um sistema de ventilação mecânica, que ajudariam a dissipar os gases tóxicos. 

Quantos carros elétricos pegam fogo por dia?

O Corpo de Bombeiros não apresentou dados estatísticos que justifiquem as normas citadas pela instituição. 

Em comunicado divulgado à impresa, a corporação informa que o Parecer Técnico:

“foi desenvolvido a partir do diligente trabalho da Comissão Especial”. 

O texto explica ainda que: 

“Os incêndios em veículos elétricos são de difícil extinção, necessitando grandes quantidades de água”. 

Por fim, o Corpo de Bombeiros destaca que, segundo “estudos globais”, a estratégia mais eficaz para combater incêndios é uma detecção rápida. 

Carro elétrico ou à combustão: qual pega mais fogo? 

Foto: Nicole Santana - Garagem360
Foto: Nicole Santana – Garagem360

A probabilidade de um veículo elétrico pegar fogo é 60 vezes menor que um automóvel a combustão, segundo levantamento da Agência de Contingências Civis da Suécia (MSB na sigla em Sueco).

De acordo com a análise, a chance de um carro elétrico pegar fogo é de 25 a cada 100.000 automóveis

Nos carros à combustão, por sua vez, a probabilidade é mais alta, sendo o risco de 1.530 incêndios a cada 100.000 veículos. 

O Garagem360 continua acompanhando as últimas notícias automotivas e, qualquer novidade, sobre esse caso e tudo que influencia em sua rotina no trânsito, publicaremos por aqui. Confira também: Novo Honda City faz até 27 km/l: super economia!

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