É possível blindar carro elétrico?

É possível blindar um carro elétrico? Com o aumento da frota de eletrificados no Brasil, há também a necessidade de oferecer soluções específicas, como a blindagem para esses veículos, já que nem todas as montadoras a disponibilizam. 

E os números estão cada vez mais expressivos. Março foi o segundo melhor mês nas vendas de carros elétricos no país (perdendo apenas para dezembro de 2023).

De acordo com ABVE foram 13.613 emplacamentos de modelos 100% elétricos e híbridos, no mês e 36.090 unidades no trimestre (aumento de 145% em relação ao mesmo período do ano anterior). 

É possível blindar carro elétrico? Foto: Freepik
É possível blindar carro elétrico? Foto: Freepik

 

É possível blindar carro elétrico?

Sim, a maioria dos modelos eletrificados, sejam híbridos ou 100% elétricos, podem receber a blindagem. 

Ocorre que garantir a proteção balística requer um processo um pouco diferente dos carros movidos à combustão. É o que ressalta Fernando Apolinario, CEO Allblin, empresa especialista em blindagens premium. 

“As diferenças nos processos de blindagem entre carros elétricos e não-elétricos se concentram na presença das baterias de íon-lítio e exigem um alto comprometimento com o desempenho dos automóveis. 

Por exemplo, para que possamos adicionar proteção balística a um elétrico, é preciso que a camada extra não agregue muito peso ao carro, porque isso acarretaria maior gasto energético e prejudicaria a sua performance no dia a dia”, explica.

Segundo Fernando, as baterias são o principal entrave do processo de blindagem, assim é necessário adotar procedimentos como desenergização e reenergização. 

Daí a necessidade de buscar apenas empresas especializadas nesse tipo de veículo para assegurar que o trabalho seja feito da melhor forma possível, evitando quaisquer riscos.

“Quando falamos de blindagem em geral,  incluindo veículos elétricos, o Certificado de Registro do Exército Brasileiro é uma etapa crucial, pois representa a ratificação de que todo o material utilizado é devidamente controlado. Assim, essa é uma etapa essencial para garantir a segurança e a legalidade dos veículos blindados no país”, atesta o CEO da Allblin.

Allblin, uma das pioneiras na blindagem de carros elétricos no Brasil - Foto: Divulgação
Allblin, uma das pioneiras na blindagem de carros elétricos no Brasil – Foto: Divulgação

 

O passo a passo da blindagem de veículos elétricos

Veja como funciona na teoria o procedimento:

Confira os passos básicos envolvidos no processo de blindagem de um carro elétrico e entenda o que o seu automóvel precisa para estar devidamente protegido.

1. Desenergização do automóvel

O processo começa com a desenergização. Basicamente, a empresa retira as conexões com a bateria para evitar acidentes. 

2. Desmontagem parcial do veículo

Para facilitar o acesso às áreas que serão blindadas é preciso remover alguns componentes do veículo, de acordo com modelo e versão. 

3. Preparação da carroceria

São removidos revestimentos internos, como forros de porta e painéis para facilitar a instalação dos materiais. 

4. Instalação dos materiais de blindagem

De acordo com a Allblin, as áreas selecionadas do veículo são revestidas com materiais de blindagem, como aço balístico, vidros balísticos, mantas de aramida  e outros materiais compósitos. 

São materiais projetados para absorver e dissipar a energia de impacto de projéteis e explosões. Entre os mais utilizados estão o Tensylon, que substitui o aço de blindagem com um peso 80% menor.

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5. Reinstalação dos componentes

Após a instalação da blindagem, os componentes retirados são então reinstalados 

6. Testes de qualidade e segurança

O veículo também é submetido a testes para assegurar que a blindagem esteja corretamente instalada, atendendo os mais rigorosos padrões de segurança e desempenho.

7. Recalibração eletrônica

A recalibragem eletrônica é realizada para reduzir quaisquer problemas futuros relacionados aos sistemas eletrônicos do veículo, como os relacionados à segurança e ao funcionamento da bateria.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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