Ficha Técnica do Citroën Basalt: SUV com nota zero no Latin NCAP
Ficha técnica completa do Citroën Basalt 2025. Entenda o motor 1.0 turbo, o design SUV coupé, o preço de R$ 100.900 e os motivos para a controversa nota zero no teste de segurança Latin NCAP.
O Citroën Basalt 2025 chegou ao mercado com a promessa de ser uma opção de SUV compacto com design moderno e motorização eficiente. No entanto, o entusiasmo em torno do modelo foi rapidamente abalado por um resultado desastroso no teste de segurança do Latin NCAP, onde o carro obteve uma nota zero em proteção veicular.
O Desastre na Segurança: Nota Zero no Latin NCAP
Apesar de se destacar por um visual “SUV coupé” e um bom espaço interno, o Basalt carrega a séria preocupação de segurança estrutural. Abaixo, detalhamos os pontos de destaque do veículo, mas começamos com a principal questão: a segurança.
O resultado do Citroën Basalt nos testes de colisão foi severamente comprometido, principalmente pela combinação de uma estrutura veicular instável com a ausência de tecnologias de segurança avançadas.
Segundo o relatório oficial do Latin NCAP, a principal razão para a nota zero é que o habitáculo do carro foi considerado incapaz de suportar cargas maiores em caso de acidente.
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Proteção Adulto: O modelo alcançou apenas 39% de proteção para ocupantes adultos. Embora a cabeça e o pescoço do motorista tenham recebido boa proteção no impacto frontal, o peito do motorista teve um desempenho classificado como marginal.
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Falha Estrutural: Essa falha estrutural foi considerada decisiva, pois indica que a carroceria pode não proteger adequadamente os ocupantes em impactos mais severos.
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Ausência de Itens: A nota é agravada pela falta de itens de segurança cruciais, como airbags de cortina. O modelo avaliado vinha com apenas quatro airbags (frontais e laterais dianteiros).
Ficha Técnica Detalhada do Basalt Fell Turbo 200 2025
A versão intermediária, Basalt Fell Turbo 200 2025, busca atrair o consumidor com um conjunto mecânico potente e um pacote razoável de equipamentos.
Motorização e Desempenho
O Basalt é equipado com o motor que a Citroën batizou de 1.0 turbo 200 flex, conhecido por sua eficiência e bom desempenho:
Característica | Detalhe |
Motor | 1.0 turbo 200 flex, três cilindros em linha, 12 válvulas |
Transmissão | Automática do tipo CVT de sete velocidades |
Potência (Etanol/Gasolina) | 130 cv (Etanol) / 125 cv (Gasolina) |
Torque Máximo | 20,4 kgfm (com ambos os combustíveis) |
Aceleração 0 a 100 km/h | 9,7 segundos |
Velocidade Máxima | 196 km/h |
Consumo (PBEV)
O SUV apresenta um consumo competitivo, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV):
Cenário | Etanol | Gasolina |
Cidade | 8,4 km/l | 11,9 km/l |
Estrada | 9,6 km/l | 13,7 km/l |
Preço e Avaliação Geral
O preço sugerido para a versão Citroën Basalt Fell Turbo 2025 é de R$ 100.900.
Pontos Fortes: O Basalt se destaca pelo design equilibrado e moderno (união de SUV e cupê), bom desempenho do motor turbo, amplo espaço interno (especialmente para as pernas dos passageiros traseiros) e um porta-malas generoso de 490 litros.
Pontos Fracos: O acabamento interno é um dos pontos fracos, com predominância de plástico e um isolamento acústico que poderia ser melhor. No entanto, o fator mais crítico é a segurança estrutural e a nota zero no teste Latin NCAP, um item que deve ser ponderado por qualquer comprador.
Itens de Série e Tecnologia
A versão Fell Turbo 200 2025 é equipada com itens de conforto e tecnologia essenciais:
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Segurança Básica: 4 airbags (frontais e laterais dianteiros), Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Controle de Tração (ASR) e Assistente de partida em rampa (hill assist).
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Conforto e Tecnologia: Multimídia Citroën Connect touchscreen de 10 polegadas com espelhamento sem fio (Android Auto® e Apple CarPlay®), painel de instrumentos digital TFT 7″, ar-condicionado manual, direção elétrica com ajuste de altura, vidros elétricos com função one touch, câmera traseira e sensor de pressão dos pneus (ITPS).
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Detalhes de Design: Rodas de liga leve 16″, DRL a LED, e detalhes na cor “andre red” na grade frontal e na coluna C.
A segurança estrutural é um fator decisivo na sua compra? O bom desempenho do motor turbo e o porta-malas grande do Basalt compensam a nota zero no Latin NCAP? Deixe sua opinião nos comentários!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.