Ficha Técnica do Citroën Basalt: SUV com nota zero no Latin NCAP

Ficha técnica completa do Citroën Basalt 2025. Entenda o motor 1.0 turbo, o design SUV coupé, o preço de R$ 100.900 e os motivos para a controversa nota zero no teste de segurança Latin NCAP.

O Citroën Basalt 2025 chegou ao mercado com a promessa de ser uma opção de SUV compacto com design moderno e motorização eficiente. No entanto, o entusiasmo em torno do modelo foi rapidamente abalado por um resultado desastroso no teste de segurança do Latin NCAP, onde o carro obteve uma nota zero em proteção veicular.

O Desastre na Segurança: Nota Zero no Latin NCAP

Apesar de se destacar por um visual “SUV coupé” e um bom espaço interno, o Basalt carrega a séria preocupação de segurança estrutural. Abaixo, detalhamos os pontos de destaque do veículo, mas começamos com a principal questão: a segurança.

O resultado do Citroën Basalt nos testes de colisão foi severamente comprometido, principalmente pela combinação de uma estrutura veicular instável com a ausência de tecnologias de segurança avançadas.

Ficha Técnica do Citroen Basalt: SUV com nota zero no Latin NCAP – Foto: Divulgação

Segundo o relatório oficial do Latin NCAP, a principal razão para a nota zero é que o habitáculo do carro foi considerado incapaz de suportar cargas maiores em caso de acidente.

  • Proteção Adulto: O modelo alcançou apenas 39% de proteção para ocupantes adultos. Embora a cabeça e o pescoço do motorista tenham recebido boa proteção no impacto frontal, o peito do motorista teve um desempenho classificado como marginal.

  • Falha Estrutural: Essa falha estrutural foi considerada decisiva, pois indica que a carroceria pode não proteger adequadamente os ocupantes em impactos mais severos.

  • Ausência de Itens: A nota é agravada pela falta de itens de segurança cruciais, como airbags de cortina. O modelo avaliado vinha com apenas quatro airbags (frontais e laterais dianteiros).

Ficha Técnica do Citroën Basalt – Foto: Divulgação

Ficha Técnica Detalhada do Basalt Fell Turbo 200 2025

A versão intermediária, Basalt Fell Turbo 200 2025, busca atrair o consumidor com um conjunto mecânico potente e um pacote razoável de equipamentos.

Motorização e Desempenho

O Basalt é equipado com o motor que a Citroën batizou de 1.0 turbo 200 flex, conhecido por sua eficiência e bom desempenho:

Característica Detalhe
Motor 1.0 turbo 200 flex, três cilindros em linha, 12 válvulas
Transmissão Automática do tipo CVT de sete velocidades
Potência (Etanol/Gasolina) 130 cv (Etanol) / 125 cv (Gasolina)
Torque Máximo 20,4 kgfm (com ambos os combustíveis)
Aceleração 0 a 100 km/h 9,7 segundos
Velocidade Máxima 196 km/h

Consumo (PBEV)

O SUV apresenta um consumo competitivo, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV):

Cenário Etanol Gasolina
Cidade 8,4 km/l 11,9 km/l
Estrada 9,6 km/l 13,7 km/l
Ficha Técnica do Citroën Basalt - Foto: Divulgação
Ficha Técnica do Citroën Basalt – Foto: Divulgação

Preço e Avaliação Geral

O preço sugerido para a versão Citroën Basalt Fell Turbo 2025 é de R$ 100.900.

Pontos Fortes: O Basalt se destaca pelo design equilibrado e moderno (união de SUV e cupê), bom desempenho do motor turbo, amplo espaço interno (especialmente para as pernas dos passageiros traseiros) e um porta-malas generoso de 490 litros.

Pontos Fracos: O acabamento interno é um dos pontos fracos, com predominância de plástico e um isolamento acústico que poderia ser melhor. No entanto, o fator mais crítico é a segurança estrutural e a nota zero no teste Latin NCAP, um item que deve ser ponderado por qualquer comprador.

Ficha Técnica do Citroën Basalt – Foto: Divulgação

Itens de Série e Tecnologia

A versão Fell Turbo 200 2025 é equipada com itens de conforto e tecnologia essenciais:

  • Segurança Básica: 4 airbags (frontais e laterais dianteiros), Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Controle de Tração (ASR) e Assistente de partida em rampa (hill assist).

  • Conforto e Tecnologia: Multimídia Citroën Connect touchscreen de 10 polegadas com espelhamento sem fio (Android Auto® e Apple CarPlay®), painel de instrumentos digital TFT 7″, ar-condicionado manual, direção elétrica com ajuste de altura, vidros elétricos com função one touch, câmera traseira e sensor de pressão dos pneus (ITPS).

  • Detalhes de Design: Rodas de liga leve 16″, DRL a LED, e detalhes na cor “andre red” na grade frontal e na coluna C.

A segurança estrutural é um fator decisivo na sua compra? O bom desempenho do motor turbo e o porta-malas grande do Basalt compensam a nota zero no Latin NCAP? Deixe sua opinião nos comentários!

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.