Como resolver problemas com IPVA?
Como resolver problemas com IPVA? Saiba o que fazer quando o sistema não registra o pagamento do tributo. Confira o checklist!
O Garagem360 traz um guia completo para que você aprenda como resolver problemas com IPVA. Logo abaixo, você descobre o que fazer quando ainda consta débito do tributo do carro ou por que estão cobrando a mais no sistema. Acompanhe!
Como resolver problemas com IPVA?
Existem alguns problemas que podem acontecer na hora do pagamento do imposto. Um deles é o sistema não registrar o pagamento que foi feito. Porém, antes de tomar medidas com urgência, é necessário seguir um passo a passo por meio dos canais oficiais.
Verifique se ainda tem débito
Para fazer essa verificação, o Garagem360 recomenda que você entre no site da SEFAZ. Posteriormente, acesse “Consulta de Débitos”.
Nunca é demais lembrar que esse processo deve ser feito apenas nesse site. Outros meios podem servir de iscas para criminosos aplicarem golpes. Portanto, fique ligado.
Leia também:
Confira na consulta a quantia que você pagou
Essa etapa é importante porque, em alguns casos, pode ser que a quantia paga não foi quitada totalmente. Para resolver esse problema com IPVA, você deve fazer o pagamento da diferença. Para isso, basta escolher a sua rede bancária autorizada de preferência ou ir até uma lotérica.
Lá, você deve informar o código RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor). Em seguida, o sistema calculará, de forma automática, a quantia devida.
Observe se no comprovante de pagamento está a placa correta
Se for outra placa, basta entrar com pedido de retificação de documento de arrecadação.
Avalie se todas as informações foram preenchidas corretamente
Os contribuintes que fizeram o pagamento por GARE (guia de arrecadação da receita estadual) devem conferir os dados e, em caso de erro, entrar com solicitação de retificação de documento de arrecadação.
Confira se a Gare foi emitida na página da Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo
Pode parecer óbvio, mas, infelizmente, existem diversos sites fraudulentos, que fazem as vítimas perderem dinheiro. Para evitar esse problema, jamais pague com GARE. O correto é sempre pagar o tributo informando o código RENAVAM, seja na rede bancária autorizada ou lotérica.
Redobre a atenção com carros usados
Se você adquirir um automóvel usado, que tinha isenção ou imunidade, o carro terá a isenção ou a imunidade baixada com a compra. Nesse contexto, será cobrado o tributo proporcional aos meses restantes do ano.
O pagamento da diferença precisa ser executado informando o código RENAVAM na rede bancária autorizada ou lotéricas. O sistema fará o cálculo da quantia a ser paga de forma automática.
Se não for nenhum dos casos acima, entre em contato com o Detran-SP para obter mais informações.
Uma vez que você já sabe como resolver problemas com IPVA, o Garagem360 quer saber: restou alguma dúvida? Comente!
Leia também: Hyundai HB20: IPVA + seguro: quanto custa? Vale a pena comprar o hatch em 2025?