Pneus para off-road: saiba como escolher o modelo ideal para o seu carro

Os pneus para off-road são essenciais para quem precisa desbravar trilhas com seu veículo 4x4, seja ele um SUV ou uma picape.

Os pneus para off-road são essenciais para quem precisa desbravar trilhas com seu veículo 4×4, seja ele um SUV ou uma picape. Entretanto, antes de se jogar na lama, é preciso saber qual o composto é ideal para o seu uso e quais são as opções disponíveis atualmente.

Por isso é fundamental analisar qual o tipo de uso pretendido com o carro, para escolher o pneu que será melhor para o seu uso. “Um pneu de uso off-road utilizado no asfalto gastará muito mais combustível. Um pneu de asfalto aplicado no off-road não entregará a segurança necessária para o condutor e, rodando em um pisco com muito cascalho, por exemplo, poderá sofrer abrasões e picotamento”, explica João Scalabrin, supervisor comercial de desenvolvimento de produto da Continental, fabricante alemã de pneus.

LEIA MAIS: Produção do Chevrolet Onix será suspensa novamente em abril e maio

Agravamento da pandemia faz VW parar a produção no Brasil

No caso dos compostos voltados para o uso no asfalto, o principal propósito deles é oferecer conforto aos ocupantes. Já em um pneu para off-road é desenvolvido para entregar tração em terrenos mais complexos, como areia, cascalho, lama, buracos e até pedrinhas que prendem na banda de rodagem.

Pneus para off-road: escolhendo o modelo ideal

Caso o uso proposto para o SUV ou a picape seja para visitar um sítio eventualmente, e que seja necessário encarar um acesso por estrada de terra, o ideal seria utilizar um pneu misto 80/20, que é projetado para um off-road leve.

Se o proprietário do veículo tem um uso alternado, utilizando bastante o carro na fazenda e no asfalto, o recomendado é um composto do tipo all terrain, que consegue se adaptar melhor aos dois cenários.

Agora, caso o foco seja usar o veículo totalmente nas trilhas, o melhor composto é o mud terrain, que é capaz de entregar tração e aderência em situações extremas, seja na lama ou na terra. Esses compostos também entregam uma maior durabilidade e resistência em terrenos mais complexos e desafiadores.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA