IPVA em atraso? Esse post é para você

IPVA em atraso? Esse post é para você. Veja como conseguir desconto sobre os juros e multas gerados pelo atraso no pagamento.

O IPVA em atraso é uma realidade de muitos proprietários do país. Só em São Paulo, estima-se que 2 milhões de veículos estejam com o imposto em atraso, que pode levar a diversos problemas, que vão desde multas até a apreensão do veículo. 

O que fazer se estiver com IPVA em atraso? 

Regularizar o IPVA em atraso permite ao proprietário obter o Licenciamento do Veículo. Sem o licenciamento, o condutor é multado em R$ 293,47 mais sete pontos na carteira. 

Além disso, o veículo é recolhido para o pátio até que a situação seja regularizada, o que vai levar a mais custos. 

IPVA em atraso pode levar a apreensão do veículo - Foto: Freepik
IPVA em atraso pode levar a apreensão do veículo – Foto: Freepik

Como regularizar o IPVA

O primeiro passo é consultar os débitos. Primeiro, no site do Detran, mas se for muito antiga a dívida, só poderá ser consultada no site da Secretaria de Fazenda (Sefaz) do seu estado. Para isso, basta ter em mãos o número da placa ou Renavam do veículo. 

Se preferir, faça a consulta diretamente no portal Gov.br onde é possível consultar débitos inscritos em dívida ativa e do FGTS. 

Identificou a dívida? Ótimo, o passo seguinte é negociar a forma de pagamento no site da Sefaz. A guia para impressão ou pagamento via Internet Bank contém o valor total a ser pago, incluindo IPVA atrasado, multas e juros. 

Dependendo do estado e da época do ano, você conseguirá, além do pagamento à vista, negociar o parcelamento por boleto ou cartão de crédito. 

Documentos necessários

  • Documento de identificação – RG ou CNH
  • Comprovante de endereço – contas de água, luz, telefone, etc
  • Renavam
  • Placa do veículo. 

Aproveite os descontos da Sefaz

A maioria dos estados contam com algum programa de abatimento das multas e juros sobre o pagamento de impostos atrasados, em especial o IPVA para a regularização das dívidas, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas.

Em São Paulo há o ‘Acordo Paulista’ atualmente em vigor. A iniciativa do governo do estado, com base na nova transação tributária instituída pela Lei 17.843/2023, quer negociar até R$ 2 bilhões em dívidas dos contribuintes. 

Acordo Paulista quer resolver a situação de mais de 2 milhões de proprietários devedores do IPVA - foto: FACESP
Acordo Paulista quer resolver a situação de mais de 2 milhões de proprietários devedores do IPVA – foto: FACESP

Os interessados podem comparecer a um dos postos do Poupa Tempo onde são realizados mutirões para o pagamento do imposto devido, inclusive com a possibilidade de parcelamento. 

Quem não puder se dirigir a uma das agências, pode acessar o site do Acordo Paulista.

Após a quitação de todos os débitos, você pode solicitar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e), comumente chamado de Licenciamento. O documento é obrigatório e permite trafegar em todo o país sem qualquer preocupação.

Está com dívidas do IPVA  ou já teve? Conte para nós como conseguiu se livrar delas nos comentários.

Leia também:

Acordo Paulista – o que é e quem tem direito 

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA