Como calibrar o pneu do carro em 8 passos

Passo a passo para calibrar pneu do carro e 3 erros que você não pode cometer

Quando deixamos de calibrar o pneu do carro, é possível perceber algumas mudanças de comportamento do veículo. As principais são:

  • Perda de aderência

  • Instabilidade

  • Aumento do consumo de combustível, uma vez que o motor é mais exigido no trânsito

Adicionalmente, o carro fica mais suscetível ao detalonamento, isto é, quando o pneu desencaixa da roda.

Em paralelo, observa-se danos na estrutura interna do pneu em razão do aquecimento extremo, que ocorre durante a rodagem. Além, é claro, da emissão de CO2, que aumenta significativamente.

Se você quer evitar evitar esses problemas durante a sua rotina no trânsito, continue conosco.

Logo abaixo, o Garagem360 traz um passo a passo para que você aprenda como calibrar o pneu do carro corretamente. Confira!

Como calibrar o pneu do carro em 8 passos

  1. Verifique a calibragem dos pneus, que devem estar frios para que o processo seja executado corretamente. Uma dica é fazer essa etapa em um posto próximo da sua residência. O ideal é escolher um estabelecimento que esteja menos de 2km de distância do local em que você está localizado
  2. Digite a numeração no visor do calibrador
  3. Acione o equipamento
  4. Retire a tampa da válvula do pneu
  5. Aperte a trava na ponta do calibrador, caso exista
  6. Encaixe a mangueirinha na válvula
  7. Tenha paciência e espere o apito do calibrado. Esse sinal informa que a pressão está no indicador correto
  8. Retorne com a tampa da válvula

Leia também: Calibrar o pneu com nitrogênio? Conheça os benefícios

Foto: reprodução/internet 
Foto: reprodução/internet

3 erros que você não pode cometer ao calibrar pneu

  1. Ignorar a checagem semanal da pressão dos pneus. À medida que rodamos com o veículo, eles sofrem desgastes. Por isso, é vital ter um cuidado especial com essas medidas

  2. Colocar qualquer número durante a calibragem do pneu. Para evitar problemas, siga a medida indicada pela montadora. Ela está disponível no manual do carro ou, em alguns veículos, dentro da carroceria, na porta do condutor  

  3. Aumentar a pressão do pneu: essa prática potencializa o desgaste e diminui o conforto. Isso acontece porque a suspensão não tem mais capacidade suficiente para absorver as irregularidades nas ruas e estradas

Ficar atento a essas orientações é extremamente importante, uma vez que a calibragem incorreta traz diversos riscos para a sua segurança na pista.

Aquaplanagem é uma das principais consequências

  • Como se sabe, os pneus estão associados a dinâmica do automóvel

  • Qualquer oscilação na pressão, seja para mais ou para menos, pode modificar a performance do carro na pista

  • Quando o carro deixa de ser calibrado corretamente, a área de contato com o solo é potencializada

  • Nesse contexto, o veículo empurra a água para frente quando ele está em ruas ou estradas com a via molhada

  • Logo, a concentração de água fica mais evidente a sua frente, o que é o estopim para a aquaplanagem

Aquaplanagem é uma das consequências da má calibragem de pneus - Foto: reprodução/internet  
Aquaplanagem é uma das consequências da má calibragem de pneus – Foto: reprodução/internet 

Performance de frenagem do seu carro pode ser afetada

  • A função da lateral do pneu é suportar grande parte da carga do automóvel

  • Quando você aumenta, de maneira agressiva, a pressão na calibragem, esse lateral ganha em elevação

  • Posteriormente, a região de contato do pneu com o solo é reduzida

  • Isso faz com que o seu automóvel aumente seu espaço de frenagem

  • Contudo, quantificar esse impacto é complicado, uma vez que há diversos fatores que influenciam esse cenário, entre eles: peso do veículo, dimensão do pneu e sistema de frenagem

Suvs ficam mais suscetíveis a acidentes

  • Carros dessa categoria têm o centro de gravidade mais elevado do que os automóveis baixos, como é o caso dos sedãs e hatches

  • Essa estrutura faz com que esse tipo de veículo fique mais suscetível a capotamentos, o que pode agravar bastante quando a calibragem está irregular

  • Via de regra, os pneus dos SUVs são mais altos, além de ter paredes bem grandes na lateral

  • A falta de calibragem deixa as laterais baixas, a região de contato do pneu com o solo fica elevada e isso faz com que ele “segure” com mais intensidade no chão

  • Então, o automóvel não joga a traseira durante uma conversão. Assim, ele deriva demais e pode causar o capotamento, inclusive, com o controle de estabilidade

Leia também: Pneu infinito? Técnica das redes socais pode ser um grande PERIGO

Tudo certo com a calibragem do pneu do carro?

Então, leia estes guias do Garagem360 para aumentar a durabilidade e estabilidade dos pneus na pista:

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Matheus Azevedo
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