Calibrar pneus do carro: como e quando fazer?

Um bom desempenho dos pneus é fruto da calibragem com pressão ideal. Por isso é importante saber como e quando calibrar pneus do carro.

Um bom desempenho dos pneus e, consequentemente, do veículo, passa pela calibragem com a pressão ideal. A aferição da pressão indicada para cada veículo e a situação em que os pneus serão usados são fundamentais para aumentar a segurança e economizar combustível, além de promover uma maior durabilidade dos pneus e componentes de suspensão. Por isso é importante saber como e quando calibrar pneus do carro.

É vital ter em mente que, quando um automóvel carrega apenas o condutor e está sem carga, a pressão indicada no manual do veículo é diferente de situações como uma viagem com a família, em que o veículo precisa levar até cinco ocupantes e bagagem, por exemplo.

Saiba quando calibrar pneus do carro (Foto: Divulgação/Freepik)

Saiba quando calibrar pneus do carro (Foto: Freepik)

Veja quando calibrar pneus do carro

O ideal é que os pneus sejam calibrados semanalmente, não ultrapassando o intervalo de 10 dias, de acordo com a Dunlop, marca do grupo Sumitomo Rubber. Segundo a empresa, a perda de pressão aceitável no período é de apenas de 1 PSI (libra-força por polegada quadrada). No entanto, esta perda de pressão pode ser maior se o veículo for utilizado todos os dias com carga máxima ou em vias com condições ruins.

Os pneus devem ser calibrados quando estão frios, pois, após rodarem por alguns quilômetros, a temperatura aumenta e isso faz com que a pressão também suba. Se forem calibrados com a pressão correta quando quentes, eles podem ficar abaixo do recomendado quando esfriarem.

No momento da calibragem, o motorista também deve checar as condições gerais de banda de rodagem e das laterais dos pneus. Se notar alguma anormalidade, o condutor deve procurar assistência especializada assim que possível, para reparos ou substituição do produto.

Calibrar pneus do carro é importante para ajustar a pressão (Foto: Freepik)

Calibrar pneus do carro regularmente ajuda a economizar combustível (Foto: Freepik)

De acordo com a Dunlop, existem duas situações distintas relacionadas a anormalidades nos pneus: o pneumático com pouca pressão e o com pressão em excesso.

A baixa pressão compromete a segurança, e ainda põe em xeque a estrutura lateral dos pneus, tornando-os mais sensíveis a danos nas laterais e ao surgimento de bolhas.

Os pneus com baixa pressão criam uma área de contato com o solo maior e têm mais riscos de aquaplanagem, situação que acontece quando o veículo trafega em pisos molhados e uma camada de água acumula entre o pneu e a superfície, gerando a perda de contato com o solo, de controle do veículo e possíveis riscos de derrapagem.

A maior área de contato do pneu com o solo também gera aumento no consumo de combustível, deixa a direção mais pesada e, como consequência, o carro não responde aos comandos como deveria. 

A baixa pressão, em situações mais extremas, leva ao aumento da área de contato do pneu e pode gerar um aquecimento anormal e até causar a perda de controle do veículo. Um pneu excessivamente murcho pode até sair da roda durante uma curva, por exemplo.

A pressão em excesso também é prejudicial. Por estar com muita pressão, o pneu fica com uma área de contato menor com o solo. Por consequência, quando o motorista precisar fazer uma freada de emergência, o carro poderá não obedecer ao comando corretamente, gerando risco de acidente.

O conforto para dirigir também é impactado. O motorista pode sentir que o carro está diferente, mais “duro” para realizar os movimentos. A alta calibragem também diminui a durabilidade do pneu, deixando-o mais suscetível quando cai em buracos ou é perfurado por algo nas ruas, além de aumentar o desgaste na parte central da banda de rodagem.

Benefícios da calibragem correta

A calibragem correta dos pneus promove mais segurança em situações de chuva, freadas bruscas e curvas. Além de propiciar maior durabilidade, traz mais conforto na hora de dirigir e menor consumo de combustível. Ou seja: o motorista economiza ao manter a calibragem em dia.

Outro ponto de atenção é lembrar de calibrar o estepe e verificar as condições do kit de reparo emergencial – ou outra solução técnica para sair da situação de furo ou dano dos pneus, oferecida especificamente para cada modelo de veículo por seus respectivos fabricantes. O manual do veículo contém informações sobre a calibragem ideal para seu carro em qualquer condição.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Arthur Quaresma
Escrito por

Arthur Quaresma

Formando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.

ASSISTA AGORA