Essa é a maior viagem feita com CARRO ELÉTRICO no BRASIL

O carro elétrico tem se popularizado no país, principalmente com a chegada de modelos mais eficientes. Para se ter uma ideia, em 2022 foram vendidas 8 mil unidades. Parece pouco, mas isso representa um aumento de 197% em comparação ao ano anterior. 

Para mostrar que é possível ter um automóvel elétrico, o empresário Nivton Rocha encara um desafio de viajar de Fortaleza (CE) até Gramado (RS) em um  BYD TAN, SUV elétrico vendido no Brasil. 

Começo da viagem com o Byd Tan (Foto: Arquivo pessoal)

O carro elétrico aguenta o tranco?

Nivton acredita que sim e para isso vai contar com o suporte da  BYD Carmais, concessionária de Fortaleza que vai fornecer carregadores e baterias para que a viagem aconteça de forma segura. 

VEJA TAMBÉM

“Estamos muito felizes de fazer parte desse marco na experiência de carros elétricos no Brasil. Assim como todos nós do time Carmais, o Nivton é um entusiasta desses modelos e também grande parceiro de nossa loja. Vamos dar todo o suporte necessário para que esse teste seja totalmente bem sucedido”, ressalta Rodrigo Ventura, diretor do Grupo Carmais.

O trajeto 

A viagem começou no último domingo (26/02). Nivton viaja em BYD TAN e terá o apoio de outro motorista de apoio em um Tesla Model Y R, também elétrico. Nivton deve passar por 13 estados em um total de 5 mil quilômetros. A meta é passar 74 horas dirigindo e 96 horas carregando o veículo. 

O trajeto dura em média 8 dias, mas deve durar 11 dias por conta do carregamento. Durante o percurso, o empresário pretende instalar carregadores em alguns pontos estratégicos. O intuito é ajudar outros condutores de carros elétricos que pretendem pegar entrada pelo país.

Carregadores para maior viagem do carro elétrico no país (Foto: Arquivo Pessoal)

O BYD TAN

O BYD TAN é um SUV chinês que desembarcou no país no ano passado. Vendido a pouco mais de R$ 500 mil, o elétrico de 7 lugares é completo, além de apresentar um design moderno e atraente. 

É um SUV grande, com 4,870 mm de comprimento, 1.950 mm de largura, 1.722 mm de altura e 2.820 mm de distância entre-eixos. Apresenta configurações de 5 ou 7 lugares, pois basta modificar os bancos. Com 5 lugares, a capacidade do porta-malas aumenta 940 litros, antes 265 quando configurado para 7 passageiros. 

São dois motores elétricos (um por eixo). O dianteiro entrega 245 cv, enquanto o traseiro entrega 272 cv, com potência combinada de 517 cv e  torque máximo de 69,3 kgfm. O BYD TAN chega de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e conta com velocidade máxima de 186 km/h. 

BYD TAN chegou ao Brasil em 2022 (Foto: Divulgação)

O conjunto de baterias de 86.4 kWh permite uma autonomia de até 430 quilômetros. Elas podem ser carregadas de 30% a 80% em apenas 30 minutos.

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar