Carros elétricos pegam fogo quando colidem?

A popularidade dos veículos eletrificados não para de aumentar, assim como o anseio de levar um para casa, mas e quanto à segurança e riscos? Será que os carros elétricos pegam fogo quando colidem?

Essa é uma dúvida bastante comum, afinal, acidentes acontecem e entender no que eles podem resultar é fundamental para evitar surpresas nada agradáveis, e claro, se preparar também.

Para sanar essas e outras questões, o Garagem360 traz respostas um tanto quanto interessantes. Acompanhe!

Afinal, carros elétricos pegam fogo quando colidem?

Sempre que uma “nova” tecnologia se torna popular, junto à fama, vem as incertezas sobre segurança, cuidados e afins, e é claro que isso não seria diferente com os carros elétricos.

Isto é, já faz um bom tempo que os automóveis a combustão circulam entre nós, e de uma forma ou de outra, isso pode trazer um pouco mais de “confiança” para os condutores, mas será que os eletrificados realmente representam esse tipo de risco?

Bem, de acordo com as informações da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétricoa chance de que um carro elétrico pegue fogo durante uma colisão é cerca de 60 vezes menor que a de um carro a combustãoDá para acreditar?

Se informe ainda mais: Tem como carregar carro elétrico em casa sem adaptador?

Baterias dos carros elétricos diminuem o risco de explosões massivas

Quem nunca assistiu a cena de um filme em que, após um acidente de carro, as pessoas correm o mais rápido possível para fugir da explosão do automóvel? Surpreendentemente, isso é pouco provável quando falamos dos carros elétricos.

O que acontece é que as baterias de íon de lítio não causam explosões massivas, embora possam ocorrer. O que isso quer dizer? Basicamente, que não é impossível que um automóvel eletrificado pegue fogo, mas é bem menos provável, se comparado a um movido a combustão.

Essas estatísticas podem surpreender muita gente, e isso é um tanto quanto justificável, afinal, quando pensamos em carro elétrico, sempre remetemos a= eletricidade = riscos que ela traz = maior perigo.

O que fazer se um carro elétrico pegar fogo?

Nesse tipo de situação, o ideal é utilizar uma grande quantidade de água para resfriar as baterias. No caso dos extintores, regularmente utilizados em casos de incêndio, eles não são recomendados.

Por fim, é preciso destacar que a manipulação do lítio em presença de água deve ser extremamente cuidadosa. Isso porque há a formação de hidrogênio inflamável.

Aproveite para conferir: BYD Tan agora tem INCRÍVEIS 530 km de alcance (preço surpreende)

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar