Carros elétricos pegam fogo? Bombeiros e ABVE farão simulado de combate a incêndio para testar as segurança dos veículos

Quem nunca ficou em dúvida se os carros elétricos pegam fogo? Bem, esse é um questionamento bastante comum, afinal, com as novas tecnologias chegam também as desconfianças.

É pensando nisso que uma iniciativa dos bombeiros e da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) visa testar a segurança desses automóveis da forma mais real possível.

Acompanhe o Garagem360 e entenda melhor essa história!

Carros elétricos pegam fogo? Simulado dos bombeiros e ABVE traz a resposta

A segurança na hora de conduzir qualquer tipo de veículo é indispensável, tanto da parte do condutor, como responsável pelo veículo, quanto da parte das montadoras e fabricantes, em relação às especificações e itens que eles carregam.

Dessa forma, a alta popularidade dos carros elétricos deixa muita gente em dúvida se eles realmente são seguros, afinal, estamos falando de um veículo que depende da corrente elétrica para se mover.

Assim, a ABVE e o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo propõe uma simulação de combate a incêndio, dessa vez, com os automóveis eletrificados como “cobaias” para os testes.

O objetivo é justamente testar a eficiência dos protocolos de segurança desses automóveis, assim como das baterias.

Para isso, eles serão submetidos a condições reais, e apresentar os equipamentos já disponíveis por aqui que podem ser úteis nesse tipo de situação.

Fique por dentro: Revelamos o que não te falaram sobre os pneus dos carros elétricos

Foco do simulado é tranquilizar sobre a segurança dos veículos

Um dos maiores receios dos donos dos carros elétricos é justamente sobre o carregamento desses veículos. Isso porque eles também podem ser carregados em casas, condomínios, e não necessariamente em estações de cargas específicas.

Dessa forma, Ricardo Bastos, presidente da ABVE, menciona:

“Queremos a máxima transparência”, disse Ricardo Bastos. “A ABVE busca tranquilizar os usuários e os responsáveis por condomínios residenciais sobre a segurança dos veículos elétricos e das estações de recarga”. 

Ele ainda complementa:

“Ao mesmo tempo, temos a responsabilidade de colaborar com os Bombeiros na elaboração de normas eficazes e realistas de prevenção de acidentes, pois isso é importante para o desenvolvimento do próprio mercado da eletromobilidade”.

O simulado acontece no mês que vem, em maio.

Afinal, os carros elétricos são seguros?

Sim, os carros elétricos são seguros. É claro que podem ocorrer situações e falhas, principalmente em relação aos softwares, mas isso é completamente comum até mesmo nos carros a combustão.

Assim, é preciso apenas se atentar às instruções do manual do fabricante, principalmente quanto ao carregamento, e usufruir ao máximo do seu veículo.

Aproveite para conferir: Jeep Commander 2025 ganha novo motor 2.0: veja tudo o que mudou

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar